Por: Redação
Foto Destaque: Divulgação/SES-GO
A cidade de Senador Canedo entrou para a lista das cidades com surtos ativos de Doença Diarreica Aguda (DDA). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), mais de 12 mil casos da doença foram notificados até o momento. Além de Senador Canedo, mais 73 municípios também estão na listagem de locais que estão sofrendo com o problema.
“De acordo com as investigações e as coletas realizadas, identificamos que o agente predominante que tem causado essas doenças é o rotavírus, várias amostras deram rotavírus positivo, encontramos outros agentes, mas a predominância do rotavírus chama atenção como principal agente causador”, explicou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás.
A atualização com novas cidades surpreendeu, visto que na semana passada a SES-GO havia informado que apenas 16 municípios estavam enfrentado o surto. Apesar disso, o órgão revelou que o aumento não aconteceu durante o intervalo de cinco dias, mas sim uma atualização da confirmação de exames de outros municípios feitos anteriormente. Segundo a superintendente, a higienização é a principal arma contra a doença.
“A doença pelo rotavírus é transmitida de pessoa a pessoa via oral ou fecal. Às vezes a criança ou adolescente e até mesmo adulto vai ao banheiro, não higieniza muito bem as mãos e encosta em outro alimento ou compartilha copo. As pessoas doentes devem evitar ir para o trabalho ou à escola”, recomendou Flúvia Amorim.
O que é a diarreia aguda?
Segundo o Ministério da Saúde, a DDA é uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em geral, a doença pode durar por 14 dias e em alguns casos pode haver a presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria. A DDA pode evoluir clinicamente para quadros de desidratação que variam de leve a grave.
Ainda de acordo com o órgão federal, essa doença por ter diversas causas, como diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago e o intestino. A infecção é causada por consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e também pode ocorrer pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas, e contato de pessoas com animais.
Veja lista de cidades goianas que registraram surto de diarreia:
- Abadia de Goiás
- Americano do Brasil
- Anápolis
- Aparecida do Rio Doce
- Aporé
- Araçu
- Aragoiânia
- Aurilândia
- Britânia
- Buriti de Goiás
- Cachoeira Alta
- Cachoeira de Goiás
- Cachoeira Dourada
- Caiapônia
- Caldas Novas
- Campestre de Goiás
- Campinorte
- Campos Belos
- Catalão
- Caturai
- Cavalcante
- Cezarina
- Colinas do Sul
- Córrego do Ouro
- Corumbá de Goiás
- Cromínia
- Damolândia
- Doverlândia
- Firminópolis
- Flores de Goiás
- Gameleira de Goiás
- Goianápolis
- Goiânia
- Goianésia
- Goiatuba
- Gouvelândia
- Guaraíta
- Guarani de Goiás
- Inaciolândia
- Inhumas
- Ipameri
- Itaberaí
- Maguari
- Jandaia
- Jaraguá
- Joviânia
- Minaçu
- Mineiros
- Monte Alegre de Goiás
- Mossâmedes
- Nova Crixás
- Nova Iguaçu de Goiás
- Nova Roma
- Novo Planalto
- Ouvidor
- Panamá
- Perolândia
- Portelândia
- Quirinópolis
- Rialma
- São João da Paraúna
- São Miguel do Passa Quatro
- Sanclerlândia
- Santa Isabel
- Santa Tereza de Goiás
- Santo Antônio de Goiás
- São Luiz do Norte
- Senador Canedo
- Serranópolis
- Santa Terezinha de Goiás
- Santa Rita do Araguaia
- Santo Antônio da Barra
- Trindade
- Valparaíso de Goiás