Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução/Instagram
Compositor e pianista, Sergio Mendes morreu nesta quinta (05) aos 83 anos. A informação foi passada pela assessoria do artista, por meio de nota assinada pela família de Mendes.Ícone da música brasileira, ele vivia há 60 anos em Los Angeles, nos EUA, com a cantora Gracinha Leporace, com quem era casado há mais de cinco décadas.
Não divulgaram a causa da morte. De acordo com a família, Mendes teve que lidar com problemas de saúde, nos últimos meses, devido aos efeitos da covid longa. Além de Gracinha, ele deixa cinco filhos.
Leia mais: Atriz de série da HBO é encontrada gravemente ferida em São Paulo após desaparecimento
Quem era Sérgio Mendes?
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Sérgio Mendes produziu por cerca de seis décadas. Além do mais, ele era um dos principais expoentes do samba-jazz. Ainda mais, ele se tornou famoso em todo mundo e colaborou com grandes nomes do jazz como Herb Alpert e Cannonball Adderley.
O álbum “Herb Alpert Presents Sergio Mendes & Brasil ’66” de 1966 ganhou disco de platina, e a música “Mas Que Nada”, de Ben Jor. Sendo um de seus maiores sucessos, ela foi posteriormente regravada com o Black Eyed Peas, em 2006. Ainda mais, ganhou o Grammy de melhor álbum em 1992, com o disco “Brasileiro”, com diversas canções de Carlinhos Brown.
Nos EUA, Mendes foi o brasileiro com mais gravações emplacadas no Top 100 das paradas americanas, com 14 músicas. Em 1967, ele conquistou o 4º lugar nas rádios do país com a versão bossa nova de “The look of love”, de Burt Bacharach e Hal David. Por fim, 15 anos depois, o hit “Never gonna let you go” atingiu a mesma posição e estourou até no Japão.