FPM: Adicional de setembro estará disponível nesta terça (10/09)

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Conheça a trajetória da EC 112/2021 e a participação decisiva de Goiás

Por: Redação

Foto Destaque: Divulgação

Estará disponível amanhã (10), junto com o repasse regular da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de setembro, o valor correspondente a Emenda Constitucional 112/2021, também conhecida como “1% de setembro”.

Apesar do nome o repasse ainda não corresponde ao porcentual de 1% do total arrecadado pelo Imposto de Renda, já que o texto da Emenda prevê uma implantação gradual, com 0,25% em 2022 e 2023 e 0,50% em 2024. Somente a partir de 2025 é que teremos o pleno alcance do percentual de 1%.

Todavia isso não detrai do fato de que se trata de uma grande conquista do movimento municipalista brasileiro, com uma significativa e decisiva participação de Goiás. Segundo análise da FGM, o repasse de amanhã deverá representar 4,2 bilhões extras para os municípios brasileiros e, desde sua criação, 7,2 bilhões de reforço no erário municipal.

Protagonismo de Goiás

Segundo Haroldo Naves “esta é uma conquista nacional, mas com uma atuação destacada do nosso Estado de Goiás”. Ele explica que a estrutura municipalista envolve a aglutinação de forças em torno da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem atuado de forma incansável nas causas municipalistas, “porém a força para esta atuação vem dos Estados e das entidades que juntas se organizam na forma desta Confederação”.

Na aprovação da EC 112/2021 Goiás teve uma participação de destaque, reconhecida pelo então presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi.

Trajetória da conquista

Fruto de uma mobilização em 2017, que reuniu mais de mil prefeitos de todo os pais, em Brasília, que buscavam alternativas e auxilio do Governo Federal para enfrentar as dificuldades financeiras que assolavam as administrações municipais. Em dezembro daquele ano, resultado desta ação coordenada do movimento municipalista, a PEC foi apresentada com proposta de distribuição de 1% extra para os municípios, no mês de setembro.

As entidades municipalistas buscaram o apoio para aprovação da PEC. Os presidentes, à época, Davi Alcolumbre (Senado) e Rodrigo Maia (Câmara), se mostraram favoráveis. Em 2018, fruto de uma articulação do presidente Haroldo Naves (FGM) a votação foi alinhada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que à épeco era presidida pelo deputado goiano Daniel Vilela.

No Senado o presidente da FGM, com apoio e participação de Glademir Aroldi, articulou o apoio do Senador e relator do projeto, Raimundo Lira, e do Senador Davi Alcolumbre.

Somente em maio de 2019, o Governo Federal assumiu o compromisso, durante a XXII Marcha dos Prefeitos à Brasília, de apoiar a medida. Apesar disso, a PEC foi aprovada, em primeiro turno, apenas em dezembro e como não houve votação em segundo turno a matéria ficou parada na comissão especial que analisava a matéria.

Várias idas-e-vindas e mobilizações já haviam sido feitas até aqui e continuaram sendo feitas, até que em 2021 o presidente da Câmara, Deputado Arthur Lira, colocou a matéria em votação, quando foi aprovada em segundo e conclusivo turno.

Relembrando e comemorando esta conquista, Haroldo Naves comentou: “Goiás teve uma ação determinante nesta conquista, quando a matéria foi aprovada na CCJ, com o apoio do municipalista Daniel Vilela. Para mim, foi uma honra poder contribuir para a escrita deste capítulo na história do municipalismo e um prazer poder colaborar com o movimento nacional, que tantas outras conquistas tem trazido para todos os municípios”.

Noticias Relecionadas

Messi brilha no Mundial e alcança vice-artilharia histórica

Com golaço de falta, craque argentino garante vitória do Inter Miami sobre o Porto e entra para o top 3

Cláudia Lira retorna a Goiânia após dias de tensão no Oriente Médio

Vice-prefeita participou de missão oficial em Israel e enfrentou momentos difíceis durante conflito com o Irã A vice-prefeita de Goiânia,

Lenda da televisão brasileira, Francisco Cuoco morre aos 91 anos

Ator foi protagonista de dezenas de novelas e estava internado em São Paulo tratando complicações de saúde. Ele deixa três

Palmeiras vence Al Ahly com boas mudanças de Abel e se aproxima da classificação no Mundia

Time brasileiro garantiu vitória por 2 a 0 e lidera o Grupo A da competição O Palmeiras venceu o Al

Prefeito Vilela abre a Taça das Favelas 2025 em Aparecida com participação de 25 equipes

Cinco times do município estão classificados na maior competição de futebol das periferias do mundo O prefeito de Aparecida de

Goiás cria ambulatório oftalmológico exclusivo para pessoas com doença falciforme

Iniciativa pioneira oferece tratamento especializado para evitar cegueira em pacientes com a condição Goiás será o primeiro estado do Brasil

Lula se diz ‘candidato para ganhar’ e defende regulação das redes em podcast com Mano Brown

Presidente admite aumento no custo de vida, falhas de comunicação e diz que, se disputar, entrará na eleição de 2026

Jovem colombiana questiona rotina de trabalho após viver na Europa

Scarlett Schmalbach compartilha nas redes sociais sua percepção sobre o ritmo intenso de trabalho em seu país natal Uma jovem

Copa do Mundo de Clubes é sucesso de audiência na Espanha, afirma jornal espanhol

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Gilvan de Souza/Flamengo A Copa do Mundo de clubes vem se tornando um sucesso não

História de filme: Pai e filho são mortos após roubar banco nos Estados Unidos

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Um enredo digno de ficção, mas que acabou sendo realidade nos Estados Unidos. De acordo

Jovem autista vivia trancado em jaula improvisada com fezes e corda em SP: Vídeo

Vítima foi resgatada em situação desumana por policiais de Franco da Rocha; pais foram detidos em flagrante por crimes graves

Mbappé é internado com quadro de gastroenterite e vira dúvida no Mundial de Clubes

Craque francês ficou fora da estreia do Real Madrid e sua participação nos próximos jogos ainda não está confirmada O