Além de cair para a quinta posição, o Brasil fica apenas a um ponto à frente de Bolívia e Paraguai
Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reuters
A seleção brasileira mais uma vez não conseguiu apresentar um bom futebol nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na noite desta terça (10), jogando em Assunção, o Brasil perdeu para o Paraguai por 1 a 0, pela oitava rodada do torneio. Com o resultado, a equipe caiu para a quinta posição da tabela. Essa é a primeira derrota no comando do técnico Dorival Jr.
Leia mais: Em jogo ‘chato’, Brasil vence Equador por 1 a 0 pelas eliminatórias da Copa
Ataque ‘madridista’ decepciona no primeiro tempo e adversário marca
Apesar de ter começado com o trio de ataque de jogadores do Real Madrid, com Vini Jr, Endrick e Rodrygo, o Brasil não apresentou um início galáctico. Mesmo com a bola, o primeiro tempo foi previsível e com pouca criatividade. Para piorar, o Paraguai abriu o placar aos 20, em belo chute de Diego Gomez da entrada da área.
Com os paraguaios entregando a bola e fazendo um ferrolho no seu sistema defensivo, o Brasil não conseguia ter boa movimentação para encontrar espaços. Em um dos pouco momentos de lucidez, a seleção brasileira quase chegou ao empate ainda no primeiro tempo.
Depois de boa trama ofensiva dos ‘madridistas’ Endrick e Vini Jr, o lateral Guilherme Arana finalizou de dentro da área, mas o seu companheiro de Atlético Mineiro, o zagueiro Junior Alonso, salvou em cima da linha. No mais, mesmo tendo 87% de posse de bola, a equipe Canarinha seguiu sem ameaçar o gol de Gatito Fernandez.
(Reprodução/GE/YouTube)
Apesar da melhora, Brasil não consegue empatar com o Paraguai
Logo depois do intervalo, a seleção apresentou uma melhora com a entrada de Luiz Henrique. Assim como João Pedro, que logo no primeiro minuto em campo criou boa jogada e serviu Rodrygo que, entrou pela defesa do Paraguai, ficou na cara do gol, mas isolou a bola e perdeu a chance do Brasil.
Apesar das boas jogadas dos atacantes Luiz Henrique e João Pedro, a seleção seguia dependendo das jogadas individuais pelos lados do campo. Por outro lado, o Paraguai, que pouco descia ao ataque, incomodava com as decidas do atacante Pitta, que atua no Cuiabá. Com o resultado a favor, a torcida paraguaia chegou, inclusive, a gritar “olé” aos 14 minutos do segundo tempo em cada toque da sua seleção.
Com o tempo passando e a torcida desfavorável, quem quase conseguiu calar o Estádio Defensores Del Chaco foi Vini Jr. Aos 28, pela esquerda, ele passou por dois defensores e, da entrada da área, finalizou no canto de Gatito Fernandez, que precisou voar para espalmar e mandar a escanteio.
Buscando pressionar ainda mais, Dorival Jr ainda colocou Estevão, Gerson e Lucas Moura. Porém, a seleção amargava em uma partida burocrática. Mesmo com algumas chances de Luiz Henrique e do próprio Gerson, já no final do jogo, o Brasil não alcançou o empate e amargou sua quarta derrota em apenas oito jogos de Eliminatórias.
Como é que fica?
Além do desastre apresentado em campo, a seleção vem se complicando também na tabela de classificação. Com apenas 10 pontos, a equipe ocupa a quinta posição e está na zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026 por apenas um ponto. Tendo a mesma pontuação, a Venezuela ocupa a sexta colocação e, logo atrás com nove, Paraguai e Bolívia estão em sétimo e oitavo respectivamente.
Sem tempo para lamentar, o Brasil irá entrar em campo em mais duas oportunidades neste ano. No dia 10 de outubro, no Estádio de Santiago, a seleção irá enfrentar o Chile. Por fim, quase uma semana depois, no dia 15, o adversário será o Peru em jogo marcado para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Ver essa foto no Instagram
(Quarta derrota nas Eliminatórias faz a seleção se complicar em briga por vaga na Copa de 2026. (Reprodução/Conmebol/Instagram)