Por: Redação
Foto: Divulgação/ICMBio
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, destruindo uma área de mais de 10 mil hectares, o equivalente ao território de Vitória, capital do Espírito Santo. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo, que se alastrou ao longo de quase uma semana, foi controlado dentro do parque nacional, mas novos focos ainda estão ativos em regiões próximas.
A capital capixaba possui 97,1 km², conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que coloca em perspectiva a dimensão dos danos causados. O incêndio devastou a rica biodiversidade da Chapada, uma das áreas mais importantes de conservação ambiental no Brasil, reconhecida por sua flora e fauna únicas.
De acordo com Nayara Stacheski, chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o controle do incêndio foi uma vitória, mas o trabalho continua: “Temos ainda focos ativos no entorno do parque que estão sendo combatidos. O monitoramento segue intenso, com o apoio de brigadistas e voluntários”.
A operação de combate envolve uma força-tarefa de 121 profissionais, incluindo brigadistas do ICMBio, servidores do Ibama, além de voluntários e parceiros da Aliança da Terra. A frota conta com 50 veículos, além de dois aviões e um helicóptero utilizados para conter as chamas em áreas de difícil acesso, como a região de Moinho, onde o fogo persiste.
As autoridades continuam a calcular a extensão exata dos novos focos de incêndio, mas as condições do terreno têm dificultado o acesso das equipes. “Estamos fazendo tudo o que é possível para evitar que o fogo avance”, explicou Stacheski.