Conhecida por ambientar filmes de terror, a data “sexta-feira 13” tem uma origem bem peculiar
Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução
Enquanto algumas pessoas sentem medo, outras aproveitam para contar histórias aterrorizantes entre amigos e familiares. Cercada de mitos, a data “sexta-feira 13” é ambientada no imaginário popular de todo o mundo.
Mas antes de ser utilizada nos livros, filmes e outras obras da ficção, a origem da data é muito mais simples do que muitos poderiam pensar. De acordo com a história, tudo começou com a monarquia francesa. O rei Felipe IV sentiu que seu poder estava ameaçado pela influência da Igreja no país e, assim, tentou filiar-se aos Cavaleiros Templários.
Leia mais: 30 anos de Friends: Relembre os looks que marcaram a série
Após a recusa, o monarca ficou com raiva da ordem religiosa e ordenou que todos os templários fossem perseguidos. Coincidentemente, foi em uma sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307.
Mais à frente, em 1907, outro fato reforçou a superstição. Thomas Lawson, corretor de ações, publicou um livro chamado “Sexta-Feira 13”, que serviu de inspiração para o sucesso da franquia de filmes homônima nos anos 1980, protagonizada pelo serial killer Jason Voorhees, que atacava suas vítimas nesta mesma data.
Por fim, vale destacar as teorias com o número 13. Nela, as pessoas associam as pessoas presentes na Última Ceia e o número de bruxas em um clã.