Pantanal: apenas no Mato Grosso do Sul, a área arrasada pelo fogo é de cerca de 2 milhões de hectares.
Por: Redação
Foto Destaque: Saul Schramm/Governo do MS
O Brasil vem registrando um grande aumento nas queimadas nas mais diversas regiões. Segundo dados do Governo, o país registrou, até o último dia 13 de setembro, mais de 180 mil focos de incêndio em 2024, representando mais de 50% dos casos em toda a América do Sul.
E um dos locais mais afetados é o Pantanal. Dessa forma, por conta das queimadas florestais, milhares de animais e plantas vêm ardendo em chamas. Apenas no Mato Grosso do Sul, a área arrasada pelo fogo é de cerca de 2 milhões de hectares.
Devido ao aumento dos incêndios, bombeiros, socorristas, técnicos e voluntários estão se doando ao máximo e se dividindo para conter as chamas e, ao mesmo tempo, resgatar os animais. Ainda mais, em vários vídeos divulgados nas redes sociais, é percebido nas patas dos bichos queimadas pelo chão em chamas.
Mesmo com a previsão de chuva para o Mato Grosso do Sul na próxima segunda (16), que deve aliviar de maneira temporária a situação, o cenário segue sendo crítico devido à baixa umidade e as temperaturas elevadas.