Por: Redação
Foto: Secom
Garantir a utilização eficiente do Cadastro Único (Cadúnico), identificar as necessidades e o perfil das famílias inscritas e otimizar a gestão de programas sociais. Foi com esse intuito que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promoveu um encontro para nivelamento de informações sobre o CadÚnico, com a participação de 100 técnicos e gestores, em Goiânia.
Participaram servidores que trabalham diretamente com a plataforma e com os programas integrantes das ações do Goiás Social, como Mães de Goiás, Aluguel Social, Dignidade e Bolsa Estudo. Eles discutiram vivências em suas áreas de atuação e receberam esclarecimentos sobre dúvidas do dia a dia. Atualmente, o estado possui 1,33 milhão de famílias inscritas na base de dados, o que corresponde a 3,12 milhões de pessoas.
O gerente de Gestão do Sistema Único da Assistência Social da Seds, Eduardo Junio, responsável pela exposição do conteúdo, destacou que o servidor bem preparado pode melhorar os processos de entrevistas, coleta de dados e orientação ao usuário. “Esse nivelamento agrega cada vez mais a importância ao CadÚnico e às famílias de baixa renda, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, disse.
A superintendente de Gestão e Controle de Parcerias, Contratações e Transferências, Thaís Miranda, ressaltou que as orientações ajudarão a sua equipe a acompanhar o cadastramento de entidades filantrópicas. “Conseguiremos repassar essas orientações aos interessados, ampliando o alcance do CadÚnico e aumentando o número de potenciais beneficiários dos programas oferecidos, como o auxílio nutricional e custeios de água e de energia”, avalia.
A coordenadora do Passaporte da Pessoa Idosa, Maria Aparecida Furtado, expôs a dificuldade que muitos idosos têm para comprovar renda, quando solicitam o benefício para viajar gratuitamente nos ônibus de linhas intermunicipais. “A partir de agora, teremos acesso à folha resumo do CadÚnico e isso facilitará muito o nosso trabalho, já que, na maioria das vezes, a pessoa idosa chega até aqui sem este documento e perde a viagem”, explica.
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único para Programas Sociais, ou simplesmente Cadastro Único, é um instrumento que permite ao poder público saber quem são, onde moram, como vivem e do que necessitam as famílias de baixa renda que residem em todo território nacional. Serve para que a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal façam a gestão de programas sociais e a organização da oferta de serviços para essa população.