Ex-prefeito de Senador Canedo por quatro mandatos, Divino Lemes (PSDB) deve abrir mão da disputa e lançar apoio para a Dra. Cristiane Pina (Solidariedade)
Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução
A corrida pela Prefeitura de Senador Canedo parece ter chegado ao fim para o candidato Divino Lemes (PSDB). Eleito o prefeito da cidade por quatro mandatos, o experiente político, de 67 anos, não vem conseguindo recuperar a popularidade nas últimas pesquisas. Por conta disso, ele está prestes a anunciar sua retirada do pleito e ainda indicar uma aliança surpreendente.
Segundo fontes ouvidas pelo Portal Fala Canedo, o ex-prefeito pretende se juntar à candidata Dra. Cristiane Pina (Solidariedade) e o anúncio oficial pode acontecer até a próxima quinta (19).
Aliados não concordam com nova estratégia
Vale destacar que Cristiane tem feito esforços para ocultar seu sobrenome e tentar crescer nas pesquisas para a corrida à prefeitura de Senador Canedo. Isso acontece devido ao fato do seu marido, o deputado estadual Júlio Pina (Solidariedade), não ter uma aceitação tão positiva por parte do eleitorado da cidade.
Em meio à movimentação por esta aliança inesperada, os bastidores da política do município prometem ficar agitados nesta reta final de eleições. Ainda de acordo com algumas fontes, essa união vem levantando questionamentos entre os próprios aliados do ex-prefeito. Conforme a apuração, eles não sabem sobre as verdadeiras intenções nesta nova estratégia.
Com uma mudança de rumos inesperada e a estabilidade da campanha do atual prefeito Fernando Pellozo (UB), que detém o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), além do crescimento da esposa do senador Vanderlan Cardoso, Izaura Cardoso (PSD), há rumores de que importantes apoiadores de Lemes e da Dra. Cristiane Pina podem “pular dos barcos” e buscar novas alianças já nos “45 do segundo tempo”.
Por que Divino Lemes deve desistir da disputa em Senador Canedo?
Com o slogan “É Canedo de volta pra nossa gente”, Divino Lemes vem tentando, ao longo de sua campanha, trabalhar com a nostalgia de suas realizações durante os quatro mandatos que esteve à frente da gestão de Senador Canedo. Apesar da estratégia de buscar cativar os moradores mais velhos, ele esbarra em um grande problema: sua última administração.
Na eleição municipal de 2020, em Pesquisa realizada pelo instituto RealTime Big Data – encomendada pela Record TV-, Divino tinha uma rejeição de 34% por parte do eleitorado. Ainda mais, cerca de 57% dos entrevistados também desaprovaram a gestão que começou em 2017 e finalizou naquele ano. Nas urnas, Fernando Pellozo recebeu mais de 63%, contra menos de 30% de Lemes.
Logo após quase quatro anos desse resultado desastroso e uma tentativa frustrada de uma disputa para o cargo de deputado estadual, em 2022, Lemes tentou recalcular a rota.
Contudo, sua campanha atual seguiu esbarrando em problemas relacionados à rejeição do eleitorado. Por fim, isso mostra que, apesar de ser um nome conhecido, já não tem a mesma força de outrora em Senador Canedo, que um dia foi o seu reduto eleitoral.
Fique atento às próximas movimentações, pois esta semana promete ser decisiva para os rumos das eleições na cidade.