STF afirma que instabilidade acabou possibilitando o acesso para alguns usuários, mas o X segue bloqueado no país
Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução
Bloqueada em todo o Brasil, a rede social X (o antigo Twitter) parece ter voltado ao normal para alguns usuários. Nesta quarta (18), diversas pessoas relataram que conseguiram acessar a plataforma, 19 dias após a suspensão determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Ainda segundo alguns usuários, a rede social funciona apenas por meio de redes wi-fi e ainda testemunharam a lentidão para carregar postagens, principalmente com imagens e vídeos.
Em outros casos, internautas disseram que conseguiram entrar apenas pelo aplicativo no celular e o navegador continua com o acesso negado. Já para outras pessoas, dá para entrar pelo computador, mas a plataforma apresenta instabilidade.
Porém, há relatos de que o X trocou o IP dos servidores e agora está usando o proxy reverso da Cloudflare para reverter a suspensão. Ainda mais, um eventual bloqueio da rede Cloudfare derrubaria diversos sites e plataformas, inclusive do governo.
Leia mais: Mais de 180 cidades de Goiás sofrem com surto de diarreia aguda; veja lista
Em meio a tudo isso, o Twitter segue oficialmente bloqueado no Brasil oficialmente. Em nota, o STF explicou que existe uma instabilidade e, por isso, o acesso acabou sendo possibilitado para algumas contas. Já a Anatel informou que “não houve alteração da decisão” e que eles estão “verificando os casos informados”.
“O Supremo Tribunal Federal (STF) está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários. Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”, diz comunicado do STF.