Por: Tatiane Braz
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a primavera de 2024 terá um início marcado por clima seco, seguido por chuvas acima da média em algumas regiões do Brasil.
A primavera deste ano começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 9h44. No hemisfério sul, esta estação é caracterizada pela transição do inverno para o verão, durando até o dia 21 de dezembro.
Conhecida por seu clima agradável e pelo florescimento da vegetação, a primavera traz dias e noites com durações semelhantes e temperaturas mais amenas. À medida que a estação avança, o calor aumenta, preparando o ambiente para a chegada do verão.
Este período é crucial para a reprodução de várias espécies de animais, além de ser apreciado por tornar a natureza mais vibrante, com flores de diferentes cores e formatos, dando à primavera o título de “estação das flores”. O fenômeno do equinócio marca o início da primavera, quando o Sol atinge sua posição mais central em relação ao Equador, tornando o dia e a noite iguais em duração.
Ao final da estação, o solstício de verão ocorre, marcando a transição para uma nova estação, com o hemisfério sul inclinado diretamente em direção ao Sol.