Para trazer mais visibilidade ao tema, especialmente ao público masculino, a GPL Incorporadora, com mais de 30 anos de atuação no mercado imobiliário goiano, promove ação com os colaboradores nos canteiros de obras. A autoexterminação é a terceira principal causa de mortes entre homens na faixa dos 15 a 29 anos
Por: Redação
Foto Destaque:
Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é quase quatro vezes mais incidente entre homens, sendo a terceira principal causa de óbito na faixa de 15 a 29 anos entre o gênero no país. Ainda segundo o órgão, eles representam 9,9 das mortes autoprovocadas a cada 100 mil habitantes, já entre as mulheres esse índice é bem menor: 2,6 casos por 100 mil. Os dados são referentes a 2019 e integram o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil 2021-2030.
Conforme aponta o Boletim Epidemiológico 33, de 2021, feito pela Secretaria de Vigilância em Saúde e publicado pelo Ministério da Saúde, os homens apresentam um maior risco de morte por suicídio em relação às mulheres. “Essas diferenças têm sido associadas à maior agressividade e uma maior intenção de morrer entre homens, levando ao emprego de métodos mais letais, maior acesso a armas de fogo e outros objetos letais, e maior suscetibilidade aos impactos de instabilidades econômicas”, descreve um trecho do boletim.
Colaboradores do canteiro de obras do Bliss Enjoy Life, da GPL Incorporadora, durante a ação de Setembro Amarelo na terça-feira (17) – Foto: Divulgação
Como uma forma de adesão à campanha Setembro Amarelo, voltada para prevensão do suicídio, a GPL Incorporadora, empresa com sede em Goiânia e com mais de 30 anos no mercado, durante todo o mês de setembro irá promover uma série de palestras sobre o tema em seus canteiros de obras, sempre por volta das 7h.
A ação começou no próximo dia 13, com os colaboradores da obra do Parque América Cancun, que fica no Setor Parque América. Já no dia 17, foi a vez dos trabalhadores do canteiro de obras do Bliss Enjoy Life, no Bairro Serrinha; no dia 19, a ação chegou à obra do Hello Viver Universitário, residencial em construção no setor Universitário. Já no dia 24, a obra do Arte Square, que fica no Jardim Goiás, recebe a palestra; no dia seguinte, será a vez dos trabalhadores do canteiro do residencial Alma Home Senses, no Setor Oeste; e por fim, no dia 26, a ação será realizada para os operários da obra do Naturia Viver Parque Flamboyant, empreendimento que está sendo construído no Jardim Goiás.
Conforme explica a coordenadora de recursos humanos (RH) da empresa, Sabrina Miranda, por ser um assunto ainda tido como tabu, especialmente entre os homens, campanhas como o Mês de Prevenção ao Suicídio ajudam a trazer conscientização da importância da valorização da vida. “Nosso objetivo é que os colaboradores entendam a importância da prevenção, saibam identificar sintomas e onde procurar ajuda”, informa.
De acordo com a coordenadora, que também é formada em psicologia, o público masculino, em geral, possui mais resistência em lidar com o assunto saúde mental. “Uma das razões vem do âmbito cultural, passado de geração para geração, que prega a virilidade, força e não fragilidade. E isso os faz pensar que expor os seus sentimentos os tornam vulneráveis e, na visão de muitos deles, fracos”, diz.
Segundo a psicóloga, as palestras que acontecem nas obras da GPL têm por objetivo desmistificar e trazer mais notoriedade ao assunto. “É importante conscientizá-los sobre a importância do falar, do se reconhecer, encorajando-os a se abrirem, conversarem com amigos próximos, familiares ou profissionais sobre o que estão sentindo”, destaca.
A ação de prevenção ao suicídio da GPL Incorporadora começou na sexta-feira (13), em palestra com os colaboradores do canteiro de obras do Parque América Cancun – Foto: Divulgação