Quantia foi encontrada em uma caixa de papelão e sacola; responsável pela aeronave prestou depoimento
A Polícia Federal (PF) apreendeu, nesta segunda-feira (30/09), uma significativa quantia em dinheiro encontrada dentro de uma sacola e uma caixa de papelão durante uma operação de rotina no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A aeronave onde o dinheiro estava prestes a decolar do Aeroclube do Amazonas, na capital, com destino a Jutaí (AM).
O responsável pela aeronave foi imediatamente levado à Superintendência Regional da PF para prestar depoimento. Ainda não foi divulgado o valor exato apreendido, mas a investigação já foi instaurada para determinar a origem do dinheiro.
Fiscalizações intensificadas
A operação faz parte de uma série de ações de fiscalização que ocorrem regularmente em aeroportos e portos da região. O objetivo é combater crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e outros delitos relacionados ao transporte ilícito de bens e valores. A PF realiza essas operações de surpresa em locais estratégicos, como o Aeroclube do Amazonas e o Porto de Manaus, onde há grande fluxo de pessoas e mercadorias.
Apreensão levanta suspeitas
O flagrante levanta suspeitas sobre a procedência do dinheiro, especialmente considerando o contexto de movimentações financeiras atípicas em regiões mais afastadas, como Jutaí, destino da aeronave. As investigações iniciais também consideram a possibilidade de envolvimento com crimes eleitorais ou operações ilícitas que visam driblar o sistema bancário oficial.
Próximos passos da investigação
O dinheiro apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal, onde será contabilizado e analisado. Além disso, os investigadores estão averiguando se há mais envolvidos na operação e qual o objetivo final do transporte da quantia em espécie. O caso será investigado em sigilo para evitar interferências externas enquanto os agentes tentam desvendar o esquema por trás do transporte.
Por: Redação
Foto: Reprodução/PF