Missão oficial deve retirar 220 brasileiros em meio a conflitos no Oriente Médio
Na madrugada desta quarta-feira (2), uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Líbano para repatriar brasileiros afetados pelo conflito entre Israel e Hezbollah. O avião modelo KC-30 partiu à 0h47 e realizará uma escala em Lisboa, onde aguardará autorização para seguir até Beirute. A primeira parte da viagem está prevista para durar aproximadamente 9h20.
Apesar da partida, ainda não há data exata para o pouso em Beirute, uma vez que a missão depende de questões diplomáticas e condições de segurança, em função dos ataques aéreos na região. A previsão inicial é que 220 brasileiros sejam evacuados nesta primeira etapa.
De acordo com informações do Itamaraty, cerca de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país, sendo a maioria residente no Vale do Bekaa e em Beirute. A prioridade para embarque será dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas que necessitem de cuidados médicos.
O governo brasileiro optou por organizar a missão oficial após uma reunião entre o presidente Lula e o chanceler Mauro Vieira, durante visita ao México. Enquanto isso, a embaixada brasileira em Beirute está em constante contato com os cidadãos para organizar listas de repatriados, que têm sofrido alterações à medida que famílias conseguem deixar o Líbano de forma independente ou novos riscos surgem na região.
Por: Redação
Foto: FAB/Divulgação