Economista indicado por Lula é aprovado com 66 votos a favor, substituindo Roberto Campos Neto na presidência do BC
O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (08/10), a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central. O economista, que foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu 66 votos favoráveis e apenas cinco contrários. Ele assume o cargo no lugar de Roberto Campos Neto, que ocupava a posição desde 2019, quando foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Antes da aprovação em plenário, Galípolo foi sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde respondeu a questões sobre a autonomia do Banco Central, as políticas de juros e o controle da inflação. Ele também discutiu o impacto das apostas online, tema de crescente relevância no país.
Com 42 anos, Galípolo é diretor de Política Monetária do Banco Central desde julho de 2023 e atuou como secretário-executivo no Ministério da Fazenda, ao lado de Fernando Haddad, até meados do ano passado. A expectativa é que ele continue as discussões sobre a política monetária, com possíveis ajustes na taxa de juros, atendendo às demandas do governo e ao cenário econômico nacional.
Por: Redação
Foto: Ed Alves/CB/DA.Press