Rokubet

Celular em sala desafia dia a dia de professores, dizem pesquisadores

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp
Nesta terça-feira comemora-se o Dia do Professor

“Alguém ficou com alguma dúvida?”, “Gostaria de acrescentar algo?”, “Querem que eu retome alguma ideia?”. O silêncio que atravessa a sala de aula, durante e depois dessas perguntas comuns, costuma funcionar como um banho de água fria para o professor.

Ao virar da lousa em direção aos alunos, para entender o silêncio daquele momento, o professor descobre que os alunos já largaram os cadernos e estão com os celulares nas mãos, já em outro mundo.

Neste Dia dos Professores (15), é possível que muitos profissionais quisessem de presente uma receita para resolver essa questão e ter uma rotina e interação mais saudável com os alunos.

Pesquisadores em educação consideram que o uso de celulares em sala é, de fato, um dos maiores desafios para melhorar as aulas. E fazem um alerta: é preciso haver condições e oferecer capacitação aos docentes para isso.

Para o professor Gilberto Lacerda dos Santos, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), essa atividade profissional atua entre dois ritmos: olhar para trás e garantir os saberes acumulados, mas com a necessidade também de olhar para frente, e integrar as tecnologias recentes de forma sedutora.

Formação

Lacerda dos Santos entende que a chave para essa questão pode estar na formação inicial e educação continuada que deve ser oferecida aos professores diante de tantos desafios.

Por isso, ele defende políticas públicas que garantam essa formação e apoio: “a sala de aula não pode estar desconectada dos nossos dias. Os professores precisam ser valorizados. Eles representam o cartão de visitas de uma instituição de ensino. São os profissionais que vão formar os cidadãos”.

O professor da UnB é pesquisador visitante em Paris, no Museu de História Natural da França, onde estuda o desenvolvimento de tecnologias educativas para educação dos professores. Ele testemunha que os desafios no Brasil são semelhantes aos da Europa em relação ao uso de tecnologias em sala de aula. “Aqui se considera a docência uma carreira de Estado, como a dos militares, diplomatas e funcionários públicos”.

Epidemia

Para o pesquisador Fábio Campos, do Laboratório de Aprendizagens Transformadoras com Tecnologia, da Universidade de Columbia (EUA), a presença do celular em sala de aula é desafiadora.

“Temos falado muito do telefone por conta dessa epidemia do celular na sala de aula. Não basta só uma lei proibindo os celulares. A gente precisa dar um norte para como se usa isso de uma forma um pouco mais virtuosa na sala de aula.”

Ele lamenta que seja necessário uma lei de proibição. O pesquisador identifica um movimento mundial recomendando o não uso do aparelho em vista também dos problemas crescentes de saúde mental, como ansiedade e depressão. “Por mais que eu ache que é um fracasso social, a gente tem que proibir”.

Fábio Campos defende que o assunto precisa ser mais discutido e aperfeiçoado. “A gente passou por uma pandemia em que todo mundo teve que recorrer às tecnologias digitais para ter algum tipo de experiência de aprendizagem. E mesmo depois disso tudo, o Brasil não investe em ter uma política nacional de uso da tecnologia na educação. É triste”.

Riscos

Em agosto deste ano, a última pesquisa TIC Educação, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio adotam regras para uso do telefone celular pelos alunos, permitindo que o aparelho seja usado apenas em determinados espaços e horários. Em 28% das instituições educacionais, o uso do dispositivo pelos estudantes é proibido.

Em 2023, a Unesco divulgou o Relatório de Monitoramento Global da Educação que discutiu o papel das tecnologias e os malefícios de exposições prolongadas a telas.


Por: Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Noticias Relecionadas

Caiado abre campeonatos nacionais de karatê em Goiânia

Mais de 800 atletas de todo o país disputam a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da modalidade no

Haddad evita cravar uso de dinheiro público para ressarcir vítimas de fraude no INSS

Ministro diz que bloqueio de R$ 2,56 bilhões pode ser suficiente, mas admite incerteza: “Vamos ver o desenrolar das coisas”

Nova regra do PIX exige cadastro prévio para transações acima de R$ 200

Banco Central reforça segurança do sistema com exigência de dispositivo autorizado e amplia funcionalidades como parcelamento e uso como garantia

Idosa de 70 anos é presa em Goiânia suspeita de atropelar motociclista e fugir sem prestar socorro

Acidente aconteceu no setor Bueno; segundo a polícia, vítima teve fraturas e precisou ser levada ao hospital. Idosa foi localizada

Virgínia Fonseca anuncia academia em Goiânia com 600 aparelhos e estacionamento para 150 carros

Influenciadora compartilha projeto do espaço nas redes sociais e promete preço acessível: “gosto é de promoção” A influenciadora e empresária

Daniel Vilela: “nosso Estado tem a maior rede de proteção a famílias vulneráveis do Brasil”

Abadia de Goiás recebe edição do Goiás Social de sexta a domingo; na abertura, vice-governador destacou importância dos serviços gratuitos

Senador Canedo vai realizar a primeira edição do Avança Canedo Mais Emprego

São mais de 3 mil vagas em evento no estacionamento do Paço Municipal para todos os níveis de instrução A

Moraes pede cassação de Zambelli e propõe pena de 10 anos por invasão ao CNJ

Ministra é acusada de articular ataques com hacker Walter Delgatti; julgamento no STF segue em plenário virtual até 16 de

Avaí e Atlético-GO duelam pela Série B neste sábado ,veja aonde assistir

Partida será transmitida por ESPN, RedeTV, Disney+ e pelo canal Desimpedidos; times buscam embalo na briga pelo G4 O Avaí

Moraes rejeita tentativa da Câmara de barrar processo contra Ramagem por trama golpista

Ministro do STF afirma que ação penal seguirá normalmente, mesmo após decisão da Câmara dos Deputados O ministro Alexandre de

Andressa Urach desabafa sobre igreja: “Me senti mais usada do que na prostituição”

Ex-participante de reality afirma ter sido explorada durante período como evangélica e compara experiência à vida anterior como garota de

MC Guimê anuncia que será pai pela primeira vez com Fernanda Stroschein

Cantor comemora gravidez do primeiro filho com publicação carinhosa; casal oficializou noivado há 10 dias MC Guimê, 32 anos, compartilhou