Operação da Polícia Civil desmantela rede de golpes que enganava consumidores de todo o Brasil, com foco nas vendas para o Dia das Crianças
A Polícia Civil de Goiânia prendeu em flagrante um homem de 25 anos, suspeito de liderar um esquema criminoso que operava uma plataforma bancária clandestina e administrava uma rede de sites fraudulentos. Entre eles, uma loja de brinquedos fictícia que imitava a página de uma empresa legítima situada no Setor Oeste, em Goiânia. A prisão aconteceu na última quinta-feira (10), em um prédio localizado no Jardim América, na capital.
A operação, chamada de “Operação Toy Story,” foi deflagrada após a continuidade de atividades suspeitas no site falso, que copiava o nome da loja original, alterando apenas o domínio de “.com.br” para “.com”. Os criminosos utilizavam imagens reais da loja legítima e perfis falsos em redes sociais, como Instagram, para atrair vítimas. O esquema se aproveitava do aumento das vendas de brinquedos devido ao Dia das Crianças, celebrado em outubro.
Clientes de diferentes regiões do Brasil começaram a entrar em contato com a loja legítima para cobrar produtos que nunca chegaram, mesmo apresentando comprovantes de pagamento para uma conta vinculada ao fraudador. A prisão do suspeito resultou na desativação do site fraudulento, que oferecia brinquedos que jamais seriam entregues aos compradores.
O homem preso também era o responsável por uma plataforma de recebimentos atrelada a diversos tipos de fraudes, conforme relatado no site ReclameAqui. Nos últimos dois meses, a empresa recebeu 112 reclamações, relacionadas a golpes como a não entrega de produtos e cobranças indevidas por supostas taxas de correio e tarifas alfandegárias.
Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/PC-GO