Presidente cancela participação em cúpula internacional por recomendação médica; acidente ocorreu em Brasília no sábado (19/10)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua viagem à Rússia, onde participaria da 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan, após sofrer um acidente doméstico. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a decisão foi tomada por orientação médica.
“O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, informou a Secom. O evento ocorrerá de terça-feira (22/10) até a quinta-feira (24/10).
O incidente aconteceu neste sábado (19/10), em Brasília, logo após o retorno do presidente de uma viagem a São Paulo. Lula sofreu um ferimento na cabeça, identificado como corte-contuso na região occipital, segundo boletim do hospital Sírio-Libanês. Ele recebeu atendimento médico e precisou levar pontos, mas passou a noite na residência oficial, no Palácio da Alvorada, sem necessidade de internação.
“Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do prof. dr. Roberto Kalil Filho e dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.
A viagem, que estava programada para este domingo (20/10), marcaria o primeiro encontro de Lula com o presidente russo, Vladimir Putin, desde que assumiu seu terceiro mandato como chefe de Estado brasileiro.
Por: Redação
Foto Destaque: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL