Benefício de auxílio-doença de mulher com problema nas articulações é suspenso após comentário de perito sobre gravidez

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Paciente que usava cadeira de rodas e está afastada do trabalho desde 2021 teve benefício cortado pelo INSS

Uma mulher de 39 anos, portadora de uma doença nas articulações, denuncia ter perdido seu benefício de auxílio-doença do INSS após um perito justificar que, se ela conseguiu engravidar, poderia também trabalhar. A mulher, que trabalhava como balconista de farmácia, está afastada desde 2021 devido a fortes dores no quadril e é orientada por médicos a usar cadeira de rodas para facilitar a locomoção.

Em sua denúncia, a mulher relatou que o perito fez um comentário ofensivo durante a última perícia: “Para trabalhar você não presta, mas para fazer filho sim”. A paciente, que prefere não revelar sua identidade, descreveu o episódio como humilhante e desrespeitoso.

Desde 2021, a mulher recebia um salário mínimo como auxílio-doença, devido a um quadro de coxoartrose, uma condição que provoca dores crônicas intensas no quadril. Relatórios médicos apresentados pelo g1 Goiás e TV Anhanguera, mostram que a recomendação de uso da cadeira de rodas foi feita para evitar esforços físicos que poderiam agravar as dores. Contudo, durante a perícia realizada na última terça-feira (22), o perito do INSS alegou que não havia evidências suficientes para comprovar a incapacidade da paciente.

O laudo pericial ainda apontou que a mulher estaria usando a cadeira de rodas de forma simulada, sugerindo que uma bengala seria o suficiente para auxiliá-la na locomoção. O perito escreveu: “A coxoartrose supostamente a impede de andar desde 2021, mas não a impediu de engravidar, atividade que força muito mais a articulação coxofemoral do que andar”.

A advogada da paciente, Poliana Venâncio, explicou que sua cliente está grávida de três meses e, devido à condição, foi orientada a evitar qualquer esforço que possa agravar o problema no quadril. “Ela mora em Goianira e precisa se deslocar até Goiânia para passar por perícia, o que faz utilizando a cadeira de rodas para não piorar o quadro durante o trajeto”, comentou a advogada.

Em nota oficial, o Ministério da Previdência Social afirmou que pessoas que discordem do resultado de perícias podem solicitar nova avaliação e que casos de denúncias de conduta inadequada por parte dos peritos devem ser reportados por meio de canais oficiais. A pasta reforçou seu compromisso em proporcionar um atendimento digno e qualificado aos segurados.

A Secretaria de Estado de Goiás informou que a paciente tem uma cirurgia ortopédica autorizada para ser realizada no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), estando atualmente na 42ª posição na fila de espera. A advogada também ressaltou que a gravidez aumentou a sobrecarga sobre o quadril, intensificando as dores e limitando ainda mais a mobilidade da paciente.

Gestante com doença nas articulações tem benefício do INSS negado em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A situação levanta questões sobre o atendimento e o processo de avaliação pericial do INSS, além de destacar a necessidade de respeito e sensibilidade no tratamento dos segurados.


Por: Redação

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Noticias Relecionadas

Janja ironiza bolsonaristas após pergunta a Lula sobre Trump: “Cadê meus vira-latas?”

Assessoria nega crítica à imprensa e afirma que fala foi direcionada a apoiadores de Trump no Brasil Durante um evento

Sandro Mabel se reúne com ministro Alexandre Padilha em busca de recursos para a saúde de Goiânia

Prefeito apresentou projetos, reforçou adesão ao programa Mais Especialistas e pediu apoio para ampliação do Teto MAC. Encontro teve participação

Climão no altar: Fátima leva tapa de Solange no dia do casamento em Vale Tudo

Ex-namorada de Afonso vai ao evento e protagoniza acerto de contas com a vilã O que era para ser o

Edu Guedes relata dor nas costas como primeiro sinal de câncer no pâncreas

Apresentador conta que desconforto foi confundido com dor muscular antes do diagnóstico O chef e apresentador Edu Guedes revelou, em

Mega-Sena sorteia R$ 32 milhões nesta noite; apostas vão até 19h

Concurso 2.886 promete mudar a vida de quem acertar as seis dezenas; transmissão será ao vivo Nesta quinta-feira (27), a

Aposentadoria vira motivo de violência: filha é presa após espancar mãe de 77 anos

Crime aconteceu em Trindade; idosa segue hospitalizada e caso está sob investigação da Polícia Civil Um episódio de violência doméstica

Diplomas universitários em papel deixam de ter validade: agora é tudo digital

Medida do MEC já está em vigor e pretende aumentar a segurança e a praticidade na emissão de certificados acadêmicos

“Máscara vai caindo”: Ex de Gordão da XJ critica flerte com influenciadora e desabafa nas redes

Após término de namoro de três anos, influenciador vira alvo de críticas da ex após vídeo polêmico viralizar online O

Polícia Civil desmonta quadrilha que usava dark web para fraudes bancárias e lavagem de dinheiro

Operação Deep Hunt cumpre 94 mandados em Goiás, DF e RJ; grupo movimentava milhões em criptoativos A Polícia Civil de

MC Mirella lidera ranking de site adulto pelo sexto mês seguido e rebate críticas

Funkeira afirma que sucesso se deve à autenticidade e estratégia. Ela diz que produzir conteúdo adulto representa independência e reforça:

Daniel Vilela: “Nossa infraestrutura vai alavancar o desenvolvimento econômico“

Vice-governador destaca que entrega do contorno viário da GO-330 é um marco de inovação em parcerias público-privadas, que deve servir

Senador Canedo é destaque nacional em políticas LGBTQIA+

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), mostrou mais uma vez