Promotor da Filadélfia alega que sorteios milionários de Elon Musk para eleitores de Trump violam leis eleitorais e de loteria, e pede interrupção das ações
O promotor Larry Krasner, da Filadélfia, entrou com uma ação judicial na segunda-feira (28/10) contra Elon Musk e seu comitê de apoio a Donald Trump. O processo, movido em um tribunal da Pensilvânia, visa suspender sorteios diários de 1 milhão de dólares, que Musk lançou para eleitores do candidato republicano nos estados considerados chave para as eleições presidenciais de 5 de novembro. Krasner, que é democrata, classificou esses sorteios como uma violação das leis federais e estaduais de práticas eleitorais e loterias.
Esta é a primeira vez que uma ação judicial é movida contra o America PAC, comitê de campanha liderado por Musk em apoio ao ex-presidente Trump. A poucos dias das eleições, o processo levanta preocupações sobre a influência de tais sorteios no resultado eleitoral. “A minha responsabilidade é proteger o público de práticas comerciais desleais, e loterias ilegais fazem parte dessa categoria”, afirmou Krasner em comunicado. Ele argumentou que os sorteios podem ser uma tentativa de interferir nas eleições em estados críticos.
Na semana passada, o Departamento de Justiça alertou o America PAC sobre possíveis violações da lei federal, que proíbe pagamentos para registrar eleitores. Musk, proprietário da SpaceX, Tesla e da rede social X (antigo Twitter), já destinou milhões de dólares e expressivo tempo de campanha em apoio a Trump, que recebeu seu endosso desde julho deste ano. Até o momento, Musk teria doado 118 milhões de dólares ao comitê.
Além das doações, Musk tem participado de eventos ao lado de Trump, incluindo comícios na Pensilvânia. A presença pública do empresário e suas postagens frequentes em apoio a Trump nas redes sociais têm chamado a atenção dos eleitores. Em estados decisivos como a Pensilvânia, onde Kamala Harris e Donald Trump estão tecnicamente empatados, essa influência é vista como um fator crucial nas eleições de novembro.
Como Funcionam os Sorteios
Os sorteios promovidos por Musk oferecem um prêmio diário de 1 milhão de dólares para um vencedor selecionado entre os signatários de uma petição online. O processo de seleção do ganhador ainda não foi esclarecido, e não se sabe se o sorteio é, de fato, aleatório.
Os participantes devem ser eleitores registrados e residir em um dos sete estados estratégicos para as eleições de novembro, incluindo Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin, segundo o site do America PAC. Recentemente, Brian Bauer, professor em Wisconsin, foi um dos premiados, aparecendo em uma foto com sua família e o cheque de 1 milhão de dólares, que viralizou nas redes sociais.
Além do sorteio, a petição oferece 100 dólares como incentivo para cada eleitor registrado da Pensilvânia que a assine e mais 100 dólares para aqueles que indicarem outros eleitores no estado.
Por: Reprodução
Foto: Reprodução/Michael Swensen/Getty Images