Thiago da Matta Fagundes é suspeito de estelionato, falsificação e uso de laranjas para lavagem de dinheiro em Goiás e São Paulo
A Polícia Civil de Goiás está investigando o agropecuarista Thiago da Matta Fagundes, de 40 anos, por suspeita de liderar um esquema de estelionato e lavagem de dinheiro que causou prejuízos estimados em R$ 100 milhões. Thiago é acusado de realizar fraudes envolvendo a compra e venda de imóveis e de utilizar documentos falsificados para garantir novos empréstimos, ocultando suas dívidas e lesando bancos, credores e compradores de fazendas.
Na terça-feira (29), oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao agropecuarista nas cidades de Goiânia, Porangatu e Pindamonhangaba (SP). Durante a operação, Thiago foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, mas pagou fiança e foi liberado. Além da arma, foram apreendidos documentos, celulares, computadores e registros bancários, materiais que podem contribuir para elucidar o funcionamento do esquema e identificar outros envolvidos.
A primeira denúncia contra Thiago foi registrada em novembro de 2023, após uma vítima relatar que, ao comprar uma fazenda em Porangatu, teve o negócio frustrado por manobras financeiras do agropecuarista. Segundo o relato, o comprador pagou integralmente pelo imóvel e adiantou quantias para que Thiago quitasse dívidas ligadas ao bem. Contudo, o vendedor teria usado a fazenda como garantia em novos empréstimos, acumulando um passivo de R$ 16 milhões e impossibilitando a transferência da escritura ao novo proprietário.
As investigações revelaram que Thiago, devido a restrições financeiras em seu nome, utilizava “laranjas” para formalizar contratos e acessar empréstimos bancários, ocultando sua ligação direta com as transações. Os laranjas, que também foram alvos da operação, movimentavam valores e distribuíam os recursos, ajudando na lavagem de dinheiro.
O caso segue em apuração e a polícia continua buscando por mais vítimas que possam ter sido lesadas no esquema.
Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/PCGO