Candidatos respondem questões de ciências da natureza e matemática, com atenção aos itens permitidos e proibidos
Neste domingo (10), ocorre o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Em Goiás, mais de 150 mil estudantes se preparam para responder questões das áreas de ciências da natureza e matemática. Os portões serão fechados às 13h, e os candidatos devem estar atentos aos itens permitidos e proibidos para evitar problemas durante o exame.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes devem apresentar um documento de identificação com foto, que pode ser físico ou digital, como o e-Título, CNH ou RG pelo aplicativo Gov.br. Também é obrigatória a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Entre os itens proibidos estão aparelhos eletrônicos, incluindo garrafas térmicas com termômetro de temperatura. Esses objetos devem ser guardados em um envelope porta-objetos lacrado, a ser colocado embaixo da carteira durante a prova. Além disso, acessórios como óculos escuros, bonés, viseiras e canetas não transparentes também precisam ser guardados. Lanches são permitidos, mas serão inspecionados pelo chefe de sala.
Os candidatos que precisam comprovar presença devem apresentar a declaração de comparecimento, disponível para impressão na Página do Participante. Esta é a única forma de validar a presença no exame, pois o Inep não emitirá o documento após a aplicação da prova.
Em Goiás, o Enem 2024 registrou 150.770 inscritos, dos quais 47.541 já concluíram o ensino médio, representando 31,5% do total. Outros 34.382 participantes são estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, e 1.155 se inscreveram para testar conhecimentos, apesar de ainda não cursarem ou concluírem o ensino médio.
Por: Redação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil