Foco do encontro foi discutir ações de prevenção após atentado com explosivos no STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos, encontraram-se nesta quinta-feira (14/11) com a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão. O objetivo principal da reunião foi discutir medidas de reforço na segurança da Praça dos Três Poderes, palco de um atentado ocorrido na quarta-feira (13).
O encontro, realizado no Salão Branco do STF, abordou a cooperação entre a Polícia Judicial, a Polícia Federal e a Polícia Militar do Distrito Federal. Celina Leão afirmou que as forças de segurança locais estão prontas para colaborar com o Supremo e atuar preventivamente contra novos atentados.
O atentado recente foi provocado por Francisco Wanderley, que jogou explosivos na área externa do STF. Ele morreu em uma das explosões. O episódio reacendeu a preocupação com a segurança da área, que é de responsabilidade do Governo do Distrito Federal, mas conta com forças específicas para cada poder, como a Polícia Legislativa no Congresso e a Polícia Judicial nos tribunais.
A Polícia Militar do DF tem papel central no planejamento e na execução de medidas de segurança da região, incluindo rondas ostensivas, controle de manifestações e proteção de prédios públicos. O reforço da integração entre as forças foi destacado como essencial para a prevenção de novos episódios de violência na Esplanada dos Ministérios.
Por: Redação
Foto: Antonio Augusto/STF