Saúde estadual integra Gabinete de Crise para UTIs da capital

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a equipe de transição do prefeito eleito da capital, Sandro Mabel, instituíram, a pedido do governador Ronaldo Caiado, um Gabinete de Crise para acompanhar, diariamente, a situação crítica dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Goiânia.

O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, participou da reunião de forma remota nesta quarta-feira (28/11), e destacou que Goiânia enfrenta uma grave crise sanitária que tem origem em uma crise de credibilidade relacionada à gestão da capital.

“Essa situação gerou a redução do número de leitos de UTI devido à quebra de contratos, resultando em uma desproporção trágica entre a demanda por internações e a capacidade instalada nos hospitais da capital. É urgente ampliar a capacidade de atendimento”, explicou o secretário.

Rasível destacou duas possíveis soluções:

  • aumentar o número de leitos, o que demandaria investimentos significativos,
  • ou otimizar a gestão dos leitos já existentes.

Segundo ele, a segunda alternativa é mais viável economicamente, mas exige melhorias significativas na gestão hospitalar e o restabelecimento da confiança dos prestadores de serviços quanto ao pagamento pelos atendimentos realizados.

“A criação do Gabinete de Crise é, neste momento, a única forma de oferecer à população de Goiânia uma resposta eficiente, com gestão contínua dos recursos e atendimento às necessidades dos pacientes”, afirmou o secretário, que estava em viagem e delegou a condução da reunião ao secretário-adjunto da SES, Sérgio Vencio.

Gabinete de Crise

O Gabinete de Crise iniciará os trabalhos com um levantamento detalhado das condições das unidades de urgência e emergência do município. Esses dados subsidiarão o desenvolvimento de um sistema, pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), que permitirá a atualização em tempo real das informações, acessíveis à sociedade e aos veículos de comunicação.

“A nova secretária municipal de Saúde, Cynara Costa, já iniciou o levantamento e participará ativamente do gabinete. Com base nas informações trazidas pelo município, começaremos a implementar as medidas necessárias”, afirmou o secretário-adjunto da SES, Sérgio Vencio.

Ele destacou que a coordenação do Gabinete será compartilhada entre a SES-GO, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a equipe de transição do prefeito eleito Sandro Mabel.

O levantamento buscará traçar um panorama abrangente das unidades de saúde municipais, abordando questões como falta de insumos, medicamentos, escassez de profissionais e problemas de manutenção, incluindo as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Atualmente, uma ambulância manchada com sangue precisa aguardar até o dia seguinte para ser higienizada, porque o contrato com o prestador responsável pelo serviço noturno foi encerrado. Isso precisa ser resolvido com urgência”, alertou Vencio.

O objetivo central do trabalho é garantir que os pacientes recebam assistência adequada desde o primeiro contato com o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenindo a evolução para quadros mais graves que exijam internação em UTI, o que sobrecarrega ainda mais a rede de saúde municipal.

Além disso, a SES-GO buscará apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para assegurar que a Prefeitura de Goiânia regularize os pagamentos pendentes a fornecedores e prestadores de serviços.

O gabinete tentará, ainda, renegociar com fornecedores e restabelecer serviços essenciais, como a limpeza das ambulâncias e o fornecimento de medicamentos na capital.

Painel observatório

Com os dados coletados, a SES-GO desenvolverá um painel observatório, semelhante ao utilizado durante a crise da dengue, para monitorar as solicitações e ocupação de leitos de UTI em Goiânia e em todo o estado.

O sistema será atualizado em tempo real e dividido em quatro blocos de informações, conforme explica a Superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES-GO, Lorena Mota.

“Haverá informações sobre a entrada da atenção secundária e urgência/emergência, regulação de internações/dados hospitalares e transporte”, enumera Lorena.

No bloco das Entradas, Atenção Secundária e Urgência/Emergência, o município de Goiânia fornecerá, duas vezes ao dia, dados sobre:

  • recursos humanos (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem),
  • número de pacientes atendidos,
  • e ocupação dos diferentes tipos de leitos (observação, enfermaria pediátrica e adulta, e salas vermelhas).

No segundo bloco, de medicamentos, o município de Goiânia fornecerá, duas vezes ao dia, informações sobre o estoque de insumos e medicamentos.

No terceiro bloco, de Regulação/Hospitalar, serão reunidas informações da Central de Regulação Municipal, que incluirão solicitações e autorizações de internações dentro da rede municipal.

O Complexo Regulador Estadual (CRE) acompanhará os pedidos de internação em UTIs vindos de Goiânia e de todo o estado, detalhando a evolução por diagnóstico (CID) e especialidade, bem como as autorizações de internações/transferência e destino dos pacientes nas unidades sob gestão estadual.

O bloco de Dados Hospitalares incluirá informações sobre:

  • ocupação de leitos da rede municipal e estadual,
  • oferta de vagas,
  • tempo médio de permanência em UTIs
  • e previsão de alta dos pacientes.

No quarto bloco, de Transporte, haverá dados sobre:

  • a quantidade de ambulâncias disponíveis,
  • atendimentos realizados e outros indicadores relacionados ao transporte sanitário serão incluídos.

O painel será desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, responsável também por outros sistemas de monitoramento, como os painéis de arbovirose, Covid-19 e transparência da Regulação Estadual.


Por: Redação
Foto: Marco Monteiro

Noticias Relecionadas

Ex-goleiro da Seleção Helton Arruda vira réu por violência doméstica em Portugal

Denúncia foi feita pelo Ministério Público português após apuração sobre relacionamento extraconjugal O ex-goleiro da Seleção Brasileira, Helton Arruda, de

Mais de 230 cavalos morrem após possível consumo de ração contaminada; caso é investigado

Em Goiânia, 70 mortes já foram confirmadas. Empresa Nutratta está sob fiscalização do Ministério da Agricultura e não respondeu à

Setor de serviços em Goiás cresce 3,3% em 2025

Alta supera média nacional. Dados do IBGE revelam que avanço foi influenciado, principalmente, pelas atividades de transportes e turismo O

Recibo falso de cabaré que ironiza tarifa de Trump viraliza nas redes

Estabelecimento chamado “Thatys Drinks” seria fictício; postagem se espalhou após anúncio de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros Uma imagem

Amiga de Juliette é encontrada morta em Fortaleza; namorado é preso por feminicídio

Clarissa Costa Gomes, enfermeira de 31 anos, foi assassinada a facadas dentro de casa; ex-BBB lamentou o crime nas redes

Ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei Everton ‘Boi’ é assassinado a tiros em Cuiabá

Crime ocorreu na noite de quinta-feira (10); atleta foi encontrado morto dentro de caminhonete, e Polícia Civil investiga o caso

Caiado viaja ao Japão em busca de investimentos para Goiás

Governador lidera comitiva que visitará empresas e autoridades japonesas para promover o estado O governador Ronaldo Caiado iniciou, nesta sexta-feira

Governo de Goiás intensifica ações de prevenção e combate às queimadas

Entre as iniciativas está o lançamento de uma nova campanha de conscientização, que alerta sobre os impactos negativos das queimadas

Menina de 11 anos morre após queda em cânion no RS; Corpo foi localizado após 10 horas

Criança, que tinha TEA, estava em passeio com a família quando despencou de penhasco no Cânion Fortaleza Uma tragédia no

Mega-Sena acumula e prêmio salta para R$ 38 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2.886; apostas para novo sorteio já estão abertas O concurso 2.886 da Mega-Sena,

Servindo em Canedo por 23 anos

A semana termina de forma especial e com muita reflexão. Afinal de contas, é gratificante completar 23 anos servindo à

Justiça diz que decisão da SEMAD pode colapsar sistema de lixo em Goiânia

A Justiça de Goiás determinou que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAD) desbloqueie a Comurg no sistema MTR-GO, que