O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a um procedimento endovascular nesta quinta-feira (12) como parte do tratamento para controlar sangramentos na artéria meníngea média. Ele está internado desde segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após relatar dores de cabeça.
Quadro clínico estável
Segundo o boletim médico mais recente, Lula “passou o dia bem, sem intercorrências”, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. O hospital informou que o procedimento é uma complementação da cirurgia já realizada.
Ver esta publicação no Instagram
Tratamento em andamento
O procedimento de embolização endovascular é minimamente invasivo e visa interromper o fluxo de sangue na região afetada, reduzindo os riscos de novos sangramentos. Após o tratamento, o quadro de saúde do presidente será reavaliado, e uma nova atualização deve ser divulgada ainda na manhã de quinta-feira.
A internação de Lula ocorre em um momento delicado para o governo, que busca avançar com importantes projetos no Congresso Nacional. Contudo, o presidente tem se mantido informado sobre as atividades do governo durante a recuperação.
Por: Tatiane Braz
Foto: Reuters