Operação Torniquete investiga quadrilha de roubo de cargas no Rio de Janeiro
O traficante Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, foi alvo de um mandado de busca e apreensão na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, nesta terça-feira (10). Ele é um dos 28 alvos da Operação Torniquete, que investiga uma quadrilha envolvida em roubos de cargas na Baixada Fluminense.
De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a organização criminosa causou um prejuízo estimado em R$ 4 milhões. Beira-Mar, mesmo preso, é apontado como o líder da quadrilha, comandando as atividades criminosas diretamente de dentro da unidade prisional. Ele foi transferido para a Penitenciária de Catanduvas em março de 2024.
Embora esteja encarcerado há 23 anos, Beira-Mar ainda exerce domínio sobre o Comando Vermelho, mantendo seu poder em comunidades como Parque das Missões e Jardim Ana Clara, por meio do controle do tráfico e da violência. A operação busca desarticular essa organização criminosa, com a prisão de ao menos duas pessoas e apreensão de veículos, armas e drogas.
A quadrilha tem como alvo o roubo de cargas em importantes vias do Rio, como as avenidas Brasil e Washington Luís e a rodovia Rio-Magé, com o lucro das ações sendo utilizado para a compra de armamentos e a manutenção das finanças do tráfico. Além da Penitenciária Federal de Catanduvas, agentes estão realizando buscas em outros presídios do Rio e em bairros da zona norte, como Caju e Madeira, além de Duque de Caxias e São Gonçalo.
Por: Redação
Foto: Ricardo Borges/Folhapress