A virada do ano será marcada por diferentes condições climáticas em todo o Brasil. Enquanto algumas regiões enfrentam fortes chuvas, outras devem registrar céu nublado e temperaturas amenas.
No Nordeste, Salvador (BA) não tem previsão de chuva para o Réveillon, mas o céu ficará encoberto por nuvens. As temperaturas variam entre 23°C e 33°C. Outras capitais da região, como Fortaleza (CE) e Natal (RN), devem ter dias parcialmente nublados e calor intenso. Já Recife (PE) pode registrar chuvas rápidas e passageiras.
Na Região Centro-Oeste, um canal de umidade será responsável por fortes chuvas até o fim de semana. Goiás e Mato Grosso do Sul podem registrar acumulados de até 150 milímetros. Brasília (DF), por sua vez, terá um clima moderado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas na capital federal variam entre 18°C e 28°C.
O Sudeste também deve enfrentar instabilidade climática. Em boa parte da região, há previsão de acumulados de chuva que podem alcançar 70 milímetros. No Rio de Janeiro (RJ), onde milhares de turistas aguardam a tradicional queima de fogos na Praia de Copacabana, o clima será mais ameno, com dia nublado e temperaturas entre 21°C e 32°C.
No Sul, a intensidade das chuvas diminui em comparação aos últimos dias. No entanto, áreas do Paraná e Santa Catarina ainda podem registrar precipitações moderadas, com acumulados de até 50 milímetros. As temperaturas variam entre 15°C e 30°C.
Por fim, na Região Norte, a chuva permanece intensa, especialmente no Amazonas e Pará, com acumulados acima de 100 milímetros até o fim de semana. Manaus (AM) e Belém (PA) terão pancadas de chuva e trovoadas frequentes, com máximas de até 32°C.
Com as fortes chuvas previstas para o Centro-Oeste, Sudeste e Norte, autoridades reforçam o alerta para o risco de enchentes e deslizamentos.
Por: Tatiane Braz
Foto: Reprodução