200 pegadas de dinossauros de 166 milhões de anos são encontradas em Oxfordshire
Uma descoberta extraordinária foi feita em Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra, com a identificação de cerca de 200 pegadas de dinossauros de 166 milhões de anos, tornando-se o maior sítio de pegadas desse tipo já encontrado no Reino Unido. O achado foi anunciado pelas universidades de Oxford e Birmingham nesta quinta-feira (2).
As impressionantes pegadas, deixadas por pelo menos cinco espécies de dinossauros, se estendem por 150 metros na Dewars Farm Quarry, um local que agora é descrito como uma verdadeira “rodovia dos dinossauros”. Durante o período Jurássico Médio, o local testemunhava o trânsito de herbívoros e carnívoros, criando um panorama fascinante sobre a movimentação desses animais pré-históricos.
De acordo com a paleontóloga Emma Nicholls, especialista em vertebrados do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, este é um achado raro, tanto pela quantidade de pegadas encontradas quanto pela extensão do rastreamento. “Este local poderia ser um dos maiores sítios de pegadas de dinossauros do planeta”, afirmou ela à AFP.
A descoberta será detalhada no programa “Digging for Britain”, da BBC Two, que será transmitido na próxima quarta-feira. A arqueologia, portanto, revela mais uma peça importante para entender a vida e os comportamentos dos dinossauros no distante passado da Terra.
Por: Redação
Foto: Reprodução/EMMA NICHOLLS/AFP