Dois membros da mesma família, incluindo um bebê de 1 ano, morrem após ingerirem peixe; outras cinco pessoas seguem hospitalizadas
Uma tragédia no município de Parnaíba, no litoral do Piauí, após nove integrantes de uma mesma família apresentarem sinais de intoxicação alimentar, possivelmente causada pelo consumo de peixe doado. Até o momento, duas mortes foram confirmadas, incluindo a de um bebê de 1 ano e 8 meses, Igno Davi da Silva, que não resistiu e faleceu na tarde desta quinta-feira (2).
A primeira vítima foi Manoel Leandro da Silva, de 17 anos, que morreu ainda na ambulância na quarta-feira (1º), poucas horas após ingerir o alimento. Outros cinco membros da família continuam internados no Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda), enquanto dois receberam alta.
De acordo com relatos, os familiares passaram mal após consumir peixe e arroz. A mãe do bebê falecido, Francisca Maria da Silva, de 32 anos, está entre os hospitalizados e foi entubada nesta quinta-feira. Ela já havia perdido outros dois filhos em agosto de 2024, após eles ingerirem cajus contaminados.
A Polícia Civil do Piauí está conduzindo a investigação para determinar as causas do envenenamento. Amostras de alimentos consumidos pela família e material genético das vítimas foram coletados e estão sob análise do Instituto Médico Legal (IML). O delegado Abimael Silva informou que um casal responsável pela doação do peixe já prestou depoimento.
O diretor técnico do Heda, Carlos Teixeira, afirmou que as vítimas apresentaram sintomas característicos de intoxicação, como cólicas intensas, diarreia, dificuldade respiratória e tremores. Ele destacou que, embora o estado das vítimas seja considerado estável, ainda há risco para os internados, especialmente as crianças.
A Polícia Científica investiga se houve negligência ou intenção criminosa na doação dos alimentos. A família, que vive em situação de vulnerabilidade, foi socorrida graças à mobilização de vizinhos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Por: Redação
Foto: Reprodução/Redes Sociais