Oftalmologista Humberto Borges
Os óculos de sol não são apenas acessórios de moda; eles desempenham um papel essencial na proteção dos olhos contra os raios ultravioleta (UV) nocivos do sol. No entanto, a popularidade desse item leva muitas pessoas a optarem por versões falsificadas para economizar ou acompanhar as tendências. Apesar disso, essa escolha pode trazer sérias consequências para a saúde ocular. Os óculos de sol são indispensáveis para proteger contra raios UV, reduzir o desconforto causado pela luz intensa e prevenir doenças oculares, mas sempre oriento os pacientes sobre problemas que podem ser acarretados com o isso de óculos de sol falsificados como a ausência de lentes com filtro UV. Isso faz com que as pupilas dilatem sob as lentes escuras, permitindo que uma quantidade maior de raios nocivos entre nos olhos, agravando os danos, a qualidade inferior das lentes, que podem distorcer a visão, causando dores de cabeça, tontura e cansaço visual, riscos de alergia. Precisamos ficar atentos porque o uso incorreto das lentes pode causar ceratite actínica, espécie de “queimadura de sol” na córnea causada por exposição excessiva à radiação UV, catarata precoce e degeneração macular.
Ao adquirir óculos de sol sempre é essencial verificar alguns ítens, como: se o produto possui etiquetas ou marcas que garantem 100% de proteção contra raios UV, se o preço é muito baixo, lembrando que, óculos de sol de qualidade têm um custo associado à tecnologia das lentes e aos materiais utilizados. Preços muito baixos são um forte indicativo de falsificação, portanto, prefira comprar óculos de sol em lojas especializadas ou em óticas com boa reputação, evitando ambulantes ou vendedores informais.
Proteger os olhos não é apenas uma questão de estética, mas de saúde. Evitar óculos falsificados e investir em produtos certificados é fundamental para garantir a proteção ocular, prevenindo doenças e proporcionando conforto visual
Por:Redação
Foto:Divulgação