Osvaldo Cabal (PL), investigado por tráfico de drogas, assumiu o cargo mesmo com mandado de prisão em aberto. Ministério Público apura caso.
Mesmo foragido da Justiça, Osvaldo José Seabra Júnior, de 39 anos, conhecido como Osvaldo Cabal (PL), tomou posse como vereador em Ceres, no centro de Goiás. Ele foi eleito com 427 votos no primeiro turno das eleições municipais de 2024 e assumiu o cargo na tarde de 1º de janeiro de 2025, em cerimônia individual na Câmara Municipal.
Osvaldo possui um mandado de prisão preventiva em aberto desde novembro de 2024. Ele é alvo da Operação Ephedra, conduzida pelo Ministério Público de Goiás e a Polícia Rodoviária Federal, por suspeita de envolvimento no tráfico de drogas, incluindo rebites, substância amplamente usada por motoristas para se manterem acordados.
A posse do vereador foi questionada pelo Ministério Público Eleitoral, que solicitou investigação sobre o caso. A Câmara Municipal de Ceres informou que, até o momento da posse, não recebeu notificações judiciais que impedissem o ato e, por isso, seguiu as normas internas.
Osvaldo, empresário e natural de Ceres, declarou bens avaliados em mais de R$ 323 mil e possui ensino médio completo. Até o momento, ele e o Partido Liberal (PL) não se manifestaram sobre as acusações ou o pedido de investigação.
Por:Tatiane Braz
Foto: Reprodução/Site Câmara Municipal de Ceres