Prefeito ignora críticas de especialistas e sindicato ao implementar medida que entra em vigor na próxima segunda-feira
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, oficializou, nesta sexta-feira (3), a liberação para que motocicletas utilizem as faixas exclusivas de ônibus na capital. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município e começa a valer na próxima segunda-feira (6). A medida permite a circulação de motos em qualquer horário e dia da semana nas vias das avenidas 85, T-63, T-7, T-9 e Universitária, mas exclui o Eixo Anhanguera e o BRT Norte/Sul.
A portaria também proíbe o embarque e desembarque de passageiros de motocicletas nas faixas exclusivas. A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) declarou, neste momento inicial, não ver objeções à circulação de motos nas faixas, enquanto a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito será responsável por normas complementares e avaliação de impactos, especialmente no desempenho do transporte coletivo.
Porém, especialistas alertam para os riscos da medida. Para Vinícius Polzin, professor e pesquisador de Mobilidade da Universidade Estadual de Goiás, a falta de estudos técnicos e planejamento adequado preocupa. O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano também se posicionou contra a iniciativa, citando possíveis prejuízos à segurança e à eficiência do transporte público.
Questionado sobre as críticas, Sandro Mabel justificou a decisão como necessária e afirmou estar disposto a rever a medida caso ela não funcione. A liberação das faixas para motocicletas foi uma promessa de campanha e marca a primeira ação do prefeito desde que tomou posse em 1º de janeiro
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Por:Tatiane Braz
Foto:Reprodução