O senador Vanderlan Cardoso (PSD) mantém-se relativamente discreto após as derrotas em Goiânia, onde não conseguiu emplacar seu grupo político, e em Senador Canedo, onde sua esposa, Izaura Cardoso, foi derrotada na disputa municipal.
Aliados próximos sugerem que o senador está avaliando suas opções para as eleições de 2026, que ocorrem dentro de pouco menos de dois anos. Embora cogite disputar a reeleição ao Senado, a decisão dependerá do cenário político e da viabilidade de sua candidatura. Caso enfrente um quadro mais competitivo, duas alternativas estão sendo analisadas: Vanderlan pode concorrer a deputado federal ou apoiar Izaura Cardoso para o mesmo cargo.
Essa segunda possibilidade poderia permitir que o senador concentre suas energias para um retorno estratégico em 2028. Nesse ano, com o fim do mandato do atual prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, que será impedido de disputar uma nova reeleição, abrir-se-ia espaço para uma nova liderança política na cidade.
Há especulações de que Vanderlan pode se candidatar novamente à prefeitura de Senador Canedo, cargo que exerceu com destaque e que ainda reforça sua reputação política. Esse movimento seria visto como uma tentativa de revigorar sua carreira e reconquistar protagonismo na política regional, especialmente em um cenário sem Pellozo, que o superou em influência e realizações nos últimos anos.
Por:Tatiane Braz
Foto:Reprodução /Redes Sociais