Jovem de 29 anos apresentou vômito e diarreia após viagem ao litoral paulista; investigação descarta relação com surto na Baixada Santista
Uma mulher de 29 anos morreu no último sábado (4) na cidade de Cristais Paulista (SP), cerca de uma hora após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de vômito e diarreia.
Identificada como Amanda Caroline Resende de Oliveira, a vítima começou a apresentar os sintomas dias antes, durante uma viagem ao litoral de São Paulo. A prefeitura da cidade informou que o nome da praia visitada não foi divulgado, e até o momento, não há confirmação de que o caso esteja relacionado ao surto de virose que atinge a Baixada Santista.
Amanda estava em uma chácara no município de Cristais Paulista quando decidiu buscar atendimento médico. Ela chegou à UPA por volta das 8h25 e faleceu às 9h30. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o corpo da jovem foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para identificação da causa da morte. O enterro ocorreu no domingo (5), em Franca (SP), onde ela residia.
O caso foi registrado pela Delegacia Seccional de Franca como morte natural, enquanto autoridades aguardam os laudos para determinar o que levou ao óbito.
Surto de virose no litoral preocupa autoridades
Enquanto o caso de Amanda ainda está sob análise, a Baixada Santista enfrenta um surto de virose que tem superlotado unidades de saúde. Segundo a Prefeitura de Guarujá, a contaminação do mar por esgoto clandestino pode ser um dos fatores causadores do problema, embora a Sabesp tenha negado falhas na rede de esgoto da região.
Amostras de água da Praia da Enseada foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para análise, e os números registrados em dezembro nas cidades da região mostram um aumento significativo nos atendimentos médicos por virose. Guarujá, por exemplo, contabilizou 2.064 atendimentos em dezembro, e a cidade de Santos registrou 2.264 casos no mesmo período.
Embora não haja ligação confirmada entre o surto na Baixada Santista e o óbito de Amanda, o caso reforça a importância de medidas de prevenção em regiões afetadas por problemas sanitários.
Por: Redação
Foto: Reprodução/Google Street View