Gestão Sandro Mabel anuncia modernização no sistema viário com radares, “onda verde” e prioridade para transporte coletivo.
A cidade de Goiânia contará com a instalação de até 602 novas faixas de radares ao longo de 2025, conforme anunciado pela prefeitura. Os equipamentos, removidos da capital em junho de 2024, durante a transição de gestão, voltarão a compor o sistema de fiscalização eletrônica de velocidade na cidade.
Retorno dos radares
A remoção dos radares ocorreu após a saída de Eliseu Kopp, antigo responsável pela fiscalização eletrônica. Agora, a nova gestão pretende intensificar o controle de velocidade nas vias da capital, com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito.
Os contratos já foram firmados, e os novos radares deverão ser instalados gradualmente ao longo do ano, monitorando vias de grande circulação e regiões consideradas críticas.
Modernização dos semáforos e “onda verde”
Além dos radares, o prefeito Sandro Mabel anunciou um investimento de R$ 100 milhões na modernização do sistema de semáforos de Goiânia. Equipamentos inteligentes serão instalados para permitir a sincronização em “onda verde”, proporcionando maior fluidez no trânsito e priorizando o transporte coletivo em corredores exclusivos.
O processo de licitação para a implantação do novo sistema ainda está em andamento, mas a prefeitura afirma que o objetivo é otimizar o tráfego e reduzir o tempo de deslocamento dos cidadãos.
Corredores exclusivos para ônibus e motos
Como parte das ações voltadas à mobilidade urbana, a prefeitura liberou, no último dia 6 de janeiro, novas faixas exclusivas para ônibus e motocicletas. Essas medidas visam melhorar a circulação do transporte coletivo e estimular o uso de veículos de alta capacidade, reduzindo congestionamentos em áreas críticas da cidade.
Com as mudanças, a gestão Mabel busca transformar o trânsito de Goiânia, equilibrando fiscalização, tecnologia e prioridade para o transporte público. As obras e implementações estão previstas para iniciar ainda neste semestre, com resultados esperados ao longo do ano.
Por:Tatiane Braz
Foto:Reprodução/OPopular