Novo chefe da Secom, Sidônio Palmeira enfrenta crise com fake news e norma da Receita
Publicitário assume comunicação do governo em meio a desinformações sobre o Pix e críticas à fiscalização financeira
O publicitário Sidônio Palmeira, responsável pelo marketing da campanha vitoriosa de Lula em 2022, assumiu oficialmente a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal. Ele entra no lugar de Paulo Pimenta em um momento crítico, marcado por desafios na comunicação governamental, como a disseminação de fake news sobre a suposta taxação do Pix e a insatisfação com a nova norma da Receita Federal.
A norma exige que fintechs, operadoras de cartões e instituições de pagamento virtual informem à Receita movimentações financeiras acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Apesar de o governo ter afirmado que a medida não afeta pequenos empreendedores, a oposição tem explorado o tema, acusando o governo de “apertar o cerco” contra trabalhadores informais.
Nos últimos dias, o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgaram vídeos para desmentir as fake news. “Imposto sobre o Pix é mentira”, destacou Haddad, tentando tranquilizar a população.
Sidônio prometeu tornar a comunicação do governo “mais digital” para combater a desinformação e ampliar o alcance das ações positivas da gestão. “É um trabalho desafiador, mas vamos esclarecer as mudanças e proteger quem já enfrenta dificuldades”, afirmou o novo ministro.
A missão de Sidônio será alinhar estratégias e reconstruir a confiança na comunicação oficial, enfrentando a oposição e reforçando o discurso do governo junto à população.
Por:Tatiane Braz
Foto:Ricardo Stuckert