Ex-presidente solicita passaporte para posse de Trump, mas STF questiona autenticidade do convite
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) aguardam a decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o pedido de Jair Bolsonaro para obter seu passaporte e participar da cerimônia de posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
Bolsonaro, impedido de deixar o Brasil por ter o documento retido devido a investigações judiciais, enviou um pedido formal ao STF para liberar a viagem por tempo determinado. Contudo, o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso, solicitou a apresentação do convite oficial.
Ao receber o material, Moraes destacou inconsistências, como a falta de informações sobre a data e o local da cerimônia e o fato de o convite ter sido enviado ao e-mail de Eduardo Bolsonaro, e não diretamente ao ex-presidente.
Nos bastidores, a expectativa é de que o STF deve vetar o pedido, especialmente considerando que Bolsonaro já teve três solicitações semelhantes negadas pela Corte. Com isso, Michelle e Eduardo Bolsonaro organizam a viagem para representar o ex-presidente no evento.
Por:Manoel Messias
Foto:Sérgio Lima/AFP