Cadastro é gratuito e feito apenas pela internet; resultado da chamada regular sai em 26 de janeiro
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerram-se nesta terça-feira (21). O processo seletivo, que começou na última sexta-feira (17), é realizado exclusivamente pela internet, de forma gratuita. Os candidatos têm até as 23h59 para concluir sua inscrição.
Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será publicado no dia 26 de janeiro. Entre os dias 27 e 31 de janeiro, os aprovados deverão realizar a matrícula. Nesse mesmo período, quem não for selecionado poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.
O Sisu utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para a seleção de estudantes nas instituições públicas de ensino superior. O sistema considera as médias alcançadas pelos candidatos, respeitando o número de vagas ofertadas, os cursos escolhidos e as modalidades de concorrência, incluindo as reservas previstas pela Lei de Cotas.
Para se inscrever, o candidato precisa acessar o sistema utilizando login e senha vinculados à plataforma gov.br. O sistema recupera automaticamente as notas obtidas no Enem válido para o processo. Durante a inscrição, é possível selecionar até duas opções de curso e modificar essas escolhas até o encerramento do prazo. A última alteração feita será considerada válida.
Estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não se inscreveram como treineiros são elegíveis para participar do Sisu. Aqueles que não forem chamados na chamada regular poderão disputar as vagas remanescentes por meio da lista de espera.
Por: Redação
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil