Com destaque em saneamento e moradia, cidade alcança o topo em levantamento nacional de progresso social
Um estudo do Índice de Progresso Social (IPS) classificou Goiânia como a segunda capital com a melhor qualidade de vida no Brasil. O ranking avalia 53 indicadores, incluindo áreas como habitação, saúde, meio ambiente e saneamento. Apenas Brasília (DF) superou Goiânia entre as capitais brasileiras.
No ranking geral, que engloba todas as cidades do país, Goiânia aparece na quarta posição, ficando atrás de Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF) e São Carlos (SP). A cidade se destacou principalmente em “Água e Saneamento”, com nota 91,88, e em “Moradia”, alcançando 94,96.
Com uma pontuação total de 70,49, Goiânia ficou à frente de cidades como Florianópolis (69,56) e Curitiba (69,36). Contudo, o desempenho foi mais modesto em indicadores como “Segurança Pessoal” (62,25) e “Inclusão Social” (37,02), o que reforça a necessidade de melhorias nessas áreas.
Os resultados refletem os esforços para garantir bem-estar à população, mas também evidenciam os desafios que ainda precisam ser superados para promover maior inclusão e segurança na cidade.
Por: Lucas Reis
Foto: Tatiane Braz