Presidente afirma que discutirá soluções com atacadistas e produtores para combater alta nos preços e garantir comida mais acessível.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste domingo (26) que realizará reuniões com atacadistas, produtores e donos de supermercados para debater medidas que ajudem a reduzir os preços dos alimentos no Brasil. Em um vídeo divulgado pela primeira-dama, Janja da Silva, Lula destacou que o aumento da demanda, a alta do dólar e questões climáticas são fatores que têm pressionado os custos.
“Queremos garantir que a comida chegue mais barata, de acordo com o poder de compra do consumidor”, declarou o presidente enquanto caminhava pela horta da Granja do Torto, em Brasília.
A inflação dos alimentos foi destaque em 2024, encerrando o ano com uma alta de 4,83%, acima da meta prevista pelo governo. Apesar da preocupação, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, descartou qualquer possibilidade de tabelamento de preços como solução para o problema.
Lula reforçou que o diálogo com todos os setores envolvidos será essencial para encontrar alternativas viáveis para beneficiar os consumidores.
Por: Manoel Messias
Foto :Reprodução/Instagram