Senador do União Brasil assume o cargo com ampla maioria e destaca necessidade de consensos para governabilidade
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito neste sábado (1º/2) presidente do Senado Federal com 73 votos, o que representa 90% dos senadores. Durante seu discurso de posse, ele reafirmou o compromisso da Casa com os interesses da população brasileira e expressou gratidão pela confiança dos colegas parlamentares.
“Minhas primeiras palavras não poderiam ser outras: muito obrigado — a cada uma e a cada um — pela confiança novamente em mim depositada”, declarou Alcolumbre. Ele destacou que sua gestão buscará atuar como mediadora entre diferentes correntes políticas, visando a construção de consensos que beneficiem o país.
Reeleição em momento de desafios
Alcolumbre já presidiu o Senado entre 2019 e 2021, sendo o primeiro judeu a ocupar o cargo na história do Brasil. Sua volta à presidência ocorre em um contexto de dificuldades para o governo federal, que enfrenta entraves no Congresso para aprovar pautas prioritárias.
O senador ressaltou a importância de a Casa garantir igualdade de voz para todos os parlamentares, independentemente de ideologia ou orientação política. “Nosso compromisso enquanto instituição, o sentido de nossos mandatos, é buscar atender aos anseios do cidadão”, afirmou.
Equilíbrio e pacificação política
Alcolumbre defendeu um Senado independente, que exerça seu papel fiscalizador com equilíbrio e responsabilidade. Ele pediu apoio dos senadores para conduzir a Casa com altivez e ressaltou a necessidade de pacificação política.
“O Brasil clama por um ambiente de respeito e cordialidade, onde as diferenças sejam vistas como oportunidades de crescimento”, finalizou.
Por: manual Messias
Foto : Divulgação/câmera dos Deputados