Programa do Ministério da Educação oferece 112 mil vagas para financiamento estudantil em cursos de graduação
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025 foram abertas nesta terça-feira (4), oferecendo 112 mil vagas para estudantes que desejam ingressar no ensino superior em instituições particulares. Os interessados podem se inscrever pelo Portal Acesso Único, utilizando uma conta Gov.br, e terão até o dia 18 de fevereiro para participar do processo seletivo.
Desde 2024, o programa passou a contar com o Fies Social, modalidade que garante melhores condições para estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico, podendo cobrir até 100% das mensalidades. Já o Fies tradicional atende alunos com renda familiar de até três salários mínimos, oferecendo financiamentos de 50% a 100% do valor do curso.
Como funciona o Fies?
Criado em 1999, o Fies permite que estudantes financiem seus cursos de graduação em faculdades privadas. O governo cobre parte da mensalidade durante o curso, e o estudante começa a pagar o financiamento 18 meses após a formatura. O valor das parcelas varia conforme a renda do aluno, com um limite de 10% do salário mensal, e o pagamento pode ser parcelado em até 14 anos.
Quem pode se inscrever?
Para participar, o candidato deve ter feito pelo menos uma edição do Enem desde 2010 e apresentar média igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação. Além disso, é necessário preencher informações pessoais, declarar dados financeiros e selecionar o curso e instituição desejados.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro, e os aprovados terão entre os dias 19 e 21 de fevereiro para complementar a inscrição no sistema do Fies. Quem não for selecionado entrará automaticamente na lista de espera, com convocações entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Precisa de fiador?
Nem todos os estudantes precisam de um fiador, mas na maioria dos casos ele é exigido para garantir o pagamento do financiamento. O Fies oferece duas modalidades de garantia:
- Fiador convencional: pode ser uma ou duas pessoas responsáveis pelo contrato.
- Fiador solidário: um grupo de até cinco estudantes compartilha a responsabilidade pelo financiamento.
O Fies continua sendo uma das principais portas de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo que milhares de estudantes realizem o sonho da graduação com condições especiais de pagamento.
Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/MEC