Caiado avança em tratativas para transferir tecnologia de combustíveis renováveis à Índia

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Governador apresentou ao secretário do Ministério do Petróleo e Gás Natural da Índia, Pankaj Jain, o modelo de produção de biometano e de etanol a partir da biomassa de cana-de-açúcar; Goiás possui uma usina privada em implantação no município de Jataí

O governador Ronaldo Caiado avançou nas tratativas com o Governo da Índia para a formalização de um acordo com foco na produção de energia limpa. Na terça-feira (11/2), ele se reuniu com o secretário do Ministério do Petróleo e Gás Natural da Índia, Pankaj Jain, e discutiu a criação de um grupo de trabalho relacionado à utilização do biometano e à produção do etanol de segunda geração, tecnologia em que Goiás e o Brasil são referências.

“O mundo está com olhos voltados para nós. Um país continental como o nosso, com a nossa capacidade produtiva, não precisa importar tecnologia. Temos potencial e temos como sustentar a descarbonização demandada por todo o planeta”, afirmou Caiado, citando a instalação de uma usina de etanol a partir do bagaço de cana-de-açúcar em Jataí, por parte da empresa Raízen.

“Estamos extremamente interessados em saber como vocês conseguem aumentar a produtividade sem aumentar a área plantada”, afirmou Jain. O representante do governo indiano explicou que aumentar a produção do combustível no país é um ponto importante para o desenvolvimento da indústria de veículos híbridos. Convidado para visitar Goiás, o secretário colocou sua equipe à disposição para tratar de novas missões comerciais.

O encontro ocorreu durante o 3º India Energy Week (IEW), um dos maiores eventos do segmento energético no mundo, com representantes de mais de 120 países. Caiado foi um dos convidados do painel de liderança que discutiu o tema: “Redefinindo as políticas energéticas globais e colocando a transição de volta nos trilhos”.

O debate contou com a participação do secretário permanente de Estado da Islândia, Martin Eyjólfsson; do conselheiro do primeiro-ministro da Índia, Tarun Kapoor; do secretário de Relações Econômicas do Ministério de Relações Exteriores da Índia, Dammu Ravi; e do governador do Estado de Taraba, na Nigéria, Agbu Kefas. A mediação foi feita pela fundadora e CEO da Vanda Insights, Vandana Hari.

Para uma plateia formada por representantes de várias nações, especialistas e investidores, Caiado relatou como o Brasil vem desenvolvendo tecnologia própria para avançar na produção de biocombustíveis. E que, neste cenário, Goiás aparece na vanguarda ao investir em tecnologia e criar ambiente favorável para a transição energética. O governador destacou que o clima tropical, predominante no Brasil, favorece a geração de etanol. “Temos uma capacidade de produção de três safras por ano”, citou.

O governador ainda mencionou os avanços do etanol de segunda geração, feito 100% a partir do bagaço da cana, e do SAF (Combustível Sustentável de Aviação), uma fonte limpa de energia para o setor aéreo. Lembrou também que existe um movimento para incentivar a produção do biometano. “Com ele, podemos atender toda a escala do transporte com fontes renováveis”, disse.

Caiado também destacou as parcerias que pretende fechar com o país asiático durante sua missão internacional. Para ele, a integração da Índia com o Brasil pode mostrar ao mundo a importância de investir em bioenergia. “A Índia se assemelha muito com o Brasil, com o nosso potencial de produção da matéria orgânica, ou seja, a matéria limpa, capaz de avançar cada vez mais nessa oferta de biocombustíveis”, afirmou.

A programação do India Energy Week (IEW) segue até 14 de fevereiro, em Nova Delhi. O evento reúne lideranças do mundo inteiro para discutir os desafios mais urgentes do setor e soluções para um futuro energético sustentável.

Agenda
No segundo dia da Missão Índia, Caiado cumpriu outros compromissos oficiais. Entre eles, uma reunião com o Instituto Nacional para Transformação da Índia (NITI Aayog), ocasião em que conheceu o planejamento institucional que o país faz para os próximos anos.

Nesta quarta-feira (12/2), o governador comandará a comitiva goiana em uma reunião com a Confederação da Indústria Indiana (CII). Será uma oportunidade de mostrar as potencialidades do estado e estreitar laços visando parcerias futuras para fortalecer o segmento. No mesmo dia, a comitiva liderada por Caiado visitará a Sun Pharmaceutical, onde serão discutidos projetos e cooperação no setor de fármacos.

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, acompanha a agenda do governador na Índia. A delegação também é formada por secretários de Estado, prefeitos e empresários.


Por: Redação

Foto: Júnior Guimarães

Noticias Relecionadas

Senador Canedo recebe 600 novas vagas do programa Aluguel Social – Para Ter Onde Morar

O município de Senador Canedo foi contemplado com 600 novas vagas do programa Para Ter Onde Morar – Aluguel Social,

Pitbull invade escola municipal no Rio e deixa seis crianças feridas

Estudantes tiveram lesões leves e foram liberados após atendimento; cão foi capturado e será avaliado Seis alunos da Escola Municipal

“Vereadores são a base da política”, afirma Daniel Vilela em encontro estadual de legisladores municipais

Evento reuniu parlamentares e reforçou o papel dos vereadores no desenvolvimento das cidades goianas; vice-governador reafirmou compromisso de “portas abertas”

Wicked estreia no Prime Video e pode ser assistido gratuitamente por assinantes

Adaptação do clássico musical chega às telinhas com Cynthia Erivo e Ariana Grande; Parte 2 tem estreia prevista para novembro

Receita inicia consultas ao 1º lote da restituição do IR nesta sexta-feira

Mais de 6 milhões de brasileiros já podem verificar se receberão no primeiro grupo; pagamento está previsto para o dia

CRB elimina Santos nos pênaltis e avança na Copa do Brasil, em jogo marcado pelo retorno de Neymar

Goleiro Matheus Albino brilha nas penalidades e garante a classificação do time alagoano para as oitavas de final Em uma

Anvisa retira mais duas marcas de azeite do mercado por irregularidades

Produtos das marcas Escarpas das Oliveiras e Almazara foram vetados por falta de origem comprovada e embaladora com CNPJ cancelado

Após queda do Santos, Neymar evita falar sobre futuro: “Não sei ainda”

Craque voltou de lesão, destacou sua importância em campo, mas deixou indefinida a possibilidade de permanecer na equipe O Santos

Goiás abre inscrições para curso gratuito de robótica voltado a jovens da rede pública

Mais de 900 vagas são oferecidas pelo Programa Start para estudantes de 8 a 20 anos; iniciativa busca capacitar jovens

Caiado defende regulação equilibrada da inteligência artificial e destaca liderança de Goiás no setor

Durante congresso em Brasília, governador reforça modelo colaborativo, com foco em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico O governador Ronaldo Caiado

Estêvão brilha com dois gols, Palmeiras atropela Ceará e garante vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Atacante de 18 anos decide no Allianz Parque; Flaco López também marca e Verdão confirma classificação com placar agregado de

Vila Nova perde novamente para o Cruzeiro e é eliminado da Copa do Brasil

O Cruzeiro confirmou o favoritismo e superou o Vila Nova-GO por 3 a 0 nesta quinta-feira (22), no estádio Serra