Infração gera pontos ‘viciados’ de sujeira e focos de mosquito da dengue
As mais de 1.600 câmeras de monitoramento instaladas durante os últimos quatro anos em Senador Canedo, além de aumentar a segurança em prédios públicos e vias urbanas, também têm sido aliadas importantes no combate ao descarte irregular de lixo. Nos últimos cinco dias, três flagrantes foram registrados em um único ponto da cidade.
No último dia 7, sexta-feira, dois flagrantes ocorreram em sequência, em uma cena bastante curiosa: depois de descartar lixo no local, um homem conduzindo uma carroça cruza com uma van que vem em sentido contrário e também faz descarte irregular de lixo, menos de cinco minutos depois do primeiro.
Outra situação ocorreu nesta terça-feira (11), no mesmo local, situado à Rua dos Gramados, região do Vale das Brisas. Mais uma vez as câmeras registraram tudo, e a equipe a Agência de Meio Ambiente de Senador Canedo (AMMA) conseguiu chegar a tempo e multar o autor, conforme o Código Ambiental Municipal (lei 1.587/11), que prevê o pagamento de R$ 150,00 a R$ 500.000,00, a depender da gravidade e consequências da infração.
“Temos cerca de cem pontos ‘viciados’ de lixo em toda a cidade. São locais onde a população sempre faz o descarte irregular, apesar dos esforços da prefeitura em fazer a limpeza e tentar monitorar. As chuvas são um agravante, pois podem gerar focos de mosquito da dengue.”, afirmou o Secretário de Infraestrutura Vitor Borges.
Vale ressaltar que, de acordo com a legislação municipal, os próprios moradores devem dar a correta destinação ao lixo ou entulho que produzirem, embora quantidades normais de lixo sejam recolhidas normalmente pelo serviço de zeladoria da prefeitura, que conta com coleta em dias e horários determinados. A AMMA disponibiliza ainda o telefone 3512-1512 para denúncias de descarte irregular de lixo.
Por: Victor Rodrigues
Fotos: Divulgação