Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
Um alerta do Google lançado às 2h13 da manhã desta sexta-feira (14), nos aparelhos celulares, causou pânico em diversos moradores de algumas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a mensagem do Sistema de alertas de Terremoto do Android, alguns tremores foram identificados em regiões próximas ao litoral dos dois estados.
Rapidamente, diversos internautas ficaram aterrorizados e o assunto se tornou tendência na rede social X, o antigo Twitter. Por lá, os moradores do RJ e SP alertaram que haviam recebido uma mensagem do Google sobre possíveis tremores de terra. “Fique alerta! Abalos secundários são comuns”, dizia o início do informe que foi disparado para celulares de sistema Android. Veja o alerta!
Na sequência, algumas dicas de segurança e informações foram reveladas. De acordo com o alerta, a força do terremoto foi avaliada em 5.5 na Escala Richter, que vai até 10. Segundo a informação do Android, o epicentro seria em Ubatuba, no litoral de São Paulo. Ainda mais, vale destacar que tremores nesta escala são considerados moderados, podendo danificar casas e causar acidentes leves.
Centro de Sismologia não identifica terremoto
Assim, a reportagem do Fala Canedo buscou a assessoria de imprensa do Google para tentar entender o alerta. Contudo, até o final desta reportagem não recebemos uma resposta. Por outro lado, o Centro de Sismologia do Brasil (USP) não identificou nenhum registro de alteração sismológica na região.
Ainda no X, o geólogo e influenciador Sérgio Sacani explicou que provavelmente trata-se de um erro do Google.
Muita gente recebendo alerta de terremoto no litoral de São Paulo com magnitude 5, o alerta do Google disparou nos androids aparentemente tudo indica que foi um erro, esse mapa mostra os últimos terremotos!! O litoral de São Paulo está muito longe da borda de placa para ter um… pic.twitter.com/pe0FU9ysoK
— Sacani (Space Today) – AKA Gordão Foguetes (@SpaceToday1) February 14, 2025
Por fim, diversos “tuiteros” trataram a situação de maneira cômica. “45 graus às 3 da manhã beleza. Terremoto já é sacanagem”, disse um morador do Rio. Por outro lado, os paulistas brincaram com a quantidade de alertas enviados nos últimos dias: “Na mesma semana um alerta de terremoto e um de alagamento em São Paulo. Ansioso para o alerta do vulcão e o do furacão”, disparou um internauta de São Paulo.
Mais imagens sobre o alerta!