Ex-presidente retoma críticas a Alexandre de Moraes e surpreende aliados políticos
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar publicamente as urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, causando surpresa entre aliados. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Bolsonaro vinha evitando embates diretos com o STF para não prejudicar sua estratégia de defesa, mas agora retoma o tom crítico mesmo diante da iminência de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A mudança de postura ocorre em um momento em que Bolsonaro acredita em uma reviravolta no cenário político, impulsionada pela queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas. Esse cálculo político, no entanto, preocupa aliados, que veem riscos em adotar um discurso mais agressivo às vésperas do julgamento que pode consolidar sua inelegibilidade.
Nos últimos dias, Bolsonaro também se reuniu com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e enviou mensagens a seus apoiadores levantando dúvidas sobre as eleições. Em publicações, questionou o sigilo do inquérito 1361 e mencionou um vídeo sobre suposta interferência da CIA no processo eleitoral brasileiro.
Por: Redação
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil