Presidente afirmou ter consumido ovos das aves que vivem no Palácio da Alvorada
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o petista afirmar que já comeu ovos de ema no Palácio da Alvorada. Segundo o parlamentar, a fala pode indicar um possível crime ambiental.
A declaração de Lula ocorreu durante um evento no Amapá, onde o presidente mencionou também o consumo de ovos de pata e expressou curiosidade em provar ovos de jabuti. No discurso, ele garantiu que sua ação estava dentro da legalidade.
“Eu estou comendo agora sabe o quê? Ovo de ema, que equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e posso, porque tenho 70 emas no Palácio da Alvorada e elas botam ovos enormes”, afirmou o presidente na última quinta-feira (12).
Nas redes sociais, Kim Kataguiri citou a legislação ambiental e mencionou que a ema é um animal silvestre, destacando que há penas previstas para a venda e o consumo de ovos sem autorização. O deputado também apontou que a lei estabelece multa e pena de até um ano de prisão para quem descumprir as regras sobre a fauna.
As emas fazem parte da história do Palácio da Alvorada desde 1960, sendo uma presença marcante na residência oficial da Presidência da República.
Por: Redação
Foto: Reprodução/Ichiro Guerra/PR