Publicação menciona protestos em 120 cidades e é impulsionada por aliados de Bolsonaro
O empresário Elon Musk, dono da rede social X e chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, compartilhou uma publicação sobre a mobilização da direita brasileira para atos pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O post menciona manifestações previstas para ocorrer no dia 16 em mais de 120 cidades do país.
A publicação, que já acumula 13,7 milhões de visualizações, foi amplamente compartilhada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que buscam ampliar o alcance dos protestos. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) classificou o ato como “histórico” e afirmou que a oposição está cada vez mais mobilizada contra o governo Lula.
O movimento ganhou força após a divulgação da mais recente pesquisa Datafolha, que apontou 24% de aprovação e 41% de rejeição ao governo federal. Parlamentares bolsonaristas também têm levado a pauta a fóruns internacionais, argumentando que há uma “erosão da democracia” sob a atual gestão.
A oposição pretende usar as manifestações como demonstração de força política e reforço ao discurso de impeachment. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre a movimentação.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Getty Images