Candidatos têm até 21 de fevereiro para finalizar a inscrição
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025. Os estudantes pré-selecionados podem acessar a lista no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e devem concluir suas inscrições até sexta-feira (21/2).
Nesta edição, foram registradas 493.002 inscrições, feitas por 198.579 candidatos, sendo que cada um pôde escolher até três opções de curso. Na modalidade Fies Social, houve 43.364 inscrições. Para este semestre, o programa disponibilizou 67.301 vagas em instituições privadas de ensino superior. Já para o segundo semestre, a previsão é de 44.867 novas vagas.
Os candidatos convocados na chamada única precisam complementar seus dados entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Aqueles que não foram selecionados integram automaticamente a lista de espera, cujas chamadas ocorrerão de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Após essa etapa, os estudantes deverão validar presencialmente ou digitalmente as informações fornecidas no ato da inscrição, dentro do prazo de cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida.
Histórico e novas diretrizes
Nos últimos dez anos, o Fies beneficiou 1.029.100 estudantes, proporcionando financiamento para cursos de graduação em instituições privadas. Desde 2015, o governo federal investiu R$ 119,4 bilhões no programa por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em 2024, o MEC lançou o Fies Social, que destina metade das vagas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), permitindo financiamento de até 100% dos custos educacionais.
Além disso, desde 2024, o Fies passou a reservar vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCDs), conforme a proporção populacional desses grupos em cada estado, baseada no último Censo do IBGE.
Por: Lucas Reis
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil