Um voo da Latam que partiu do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a São Paulo precisou retornar após uma colisão com um pássaro (bird strike). A aeronave, que decolou às 10h35 desta quinta-feira (20), pousou novamente no Galeão às 11h04. O incidente danificou a parte frontal do avião, levando ao cancelamento do voo LA3367.
A Latam informou que está prestando assistência aos passageiros e que todos serão reacomodados em voos programados para hoje e amanhã. Em nota, a empresa reforçou seu compromisso com a segurança e lamentou os transtornos causados.
O diretor executivo da companhia, Jerome Cadier, comentou o ocorrido em suas redes sociais, criticando o sistema jurídico brasileiro e prevendo que processos contra a empresa pelo cancelamento do voo surgiriam rapidamente. “A aeronave voltou em segurança, mas obviamente o voo foi cancelado. Posso apostar que a primeira ação judicial pedindo indenização por dano moral chega amanhã mesmo”, escreveu.
De acordo com a concessionária RIOgaleão, a colisão aconteceu fora da área aeroportuária, conforme o Plano de Gerenciamento do Risco da Fauna, aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As informações foram enviadas para a Anac e para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O aeroporto destacou que realiza monitoramentos diários para minimizar o risco de colisões entre aeronaves e aves, utilizando métodos como dispersão e falcoaria.
Por: Lucas Reis
Foto: Divulgação/Latam